A essa altura, seus cabelos e sua pele já sentem os efeitos negativos deixados pelo inverno e pela secura típica desta época do ano.
O principal problema com a pele neste período é o ressecamento, que pode levar a coceira, dermatites, vermelhidão e até rachaduras.
"No inverno, a sensação de sede é menor e, por isso, muita gente bebe menos água, o que pode prejudicar a hidratação do corpo e da pele. A água é fundamental para o funcionamento do organismo", destaca a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Livia Pino.
De acordo com a dermatologista Márcia Grieco, um dos cuidados que se deve ter com a pele neste período é evitar banhos de banheira. “Ficar muito tempo imerso em água quente prejudica a camada responsável pelo brilho, maciez e beleza da pele. Além disso, o calor estimula a dilatação dos poros”, comenta.
Fios bonitos
Já para os cabelos, a tendência é que os fios caiam com mais facilidade por causa da contração dos folículos capilares, causada pela menor incidência de sol e a queda da temperatura.
“Máscaras feitas com a polpa do abacate, com mel e com o iogurte são opções tanto para a pele como para os cabelos”, aponta Renata Indelicato Zac, dermatologista membro titular da SBD.
A dica da cabeleireira Thalita Sampaio, que também é educadora da área, é redobrar a atenção nesta época. "A tendência é que os cabelos fiquem frágeis e ressecados, é preciso hidratar os fios semanalmente com máscaras que reponham oleosidade e nutrição".
Fotos Divulgação Maison Rocha / N/ACorte bordado retira pontas danificadas sem reduzir comprimento do cabelo com o Split Ender Pro. Procedimento realizado na Maison Rocha, salão localizado no Gutierrez, em BH
Dicas
Para tentar escapar do ressecamento da pele e da queda dos cabelos, aí vão algumas dicas fornecidas por especialistas:
1) Água quente resseca muito a pele. Evite banhos quentes e/ou demorados.
2) Use sabonete neutro no banho e com substâncias hidratantes.
3) Evite muitas esfoliações e o uso de buchas no corpo e rosto nesta época.
4) Use e abuse dos hidratantes, óleos de banho, óleos corporais.
5) Use hidratante assim que sair do banho. A pele úmida absorve melhor o hidratante.
6) Se possível, opte por roupas de algodão. Os tecidos sintéticos podem desencadear mais facilmente quadros de alergia e retenção do suor.
7) Evite o uso de cremes ou loção com corantes ou perfumes, os ingredientes podem ser prejudiciais à pele sensíveis ou alérgicas.
8) Lave os cabelos normalmente. Lavando-os menos, vai gerar mais oleosidade, que poderá acabar em caspa e queda dos fios.
9) Massageie o couro cabeludo para manter a circulação sanguínea nessa área.
10) Hidrate os cabelos e fique atenta à temperatura do secador. Os fios não gostam de muito calor.
Tratamentos
O inverno é uma boa época para realizar tratamentos dermatológicos, sejam cirúrgicos ou caseiros. De acordo com a dermatologista Renata Indelicato Zac, os procedimentos mais indicados para esta época são aqueles para tirar manchas, rejuvenescer a pele, tratar cicatrizes e rugas, dentre outros.
“O inverno é a melhor época para a realização destas aplicações e cirurgias, pois, para estes tipos de tratamentos, é necessário evitar o sol”, salienta a especialista, que destaca ainda que, a estação faz com que as pessoas usem mais roupas fechadas e compridas.
“Além disso, por conta do frio, diminui a frequência em piscinas, praias e cachoeiras, o que aumenta ainda mais o sucesso do tratamento”, reforça.
Alguns procedimentos são mais indicados no inverno, como os tratamentos com peeling químico, laser de CO2 e luz intensa pulsada.
“Um procedimento que está em alta nesse inverno é a indução percutânea de colágeno, por meio de microagulhamento, mas é muito importante que se procure um dermatologista para a avaliação correta e a indicação do procedimento mais adequado, alcançando assim, resultados cada vez mais favoráveis”, explica a especialista Teresa Noviello.
Fotos Divulgação Platinum Visage / N/APlástica dos fios NPPE é um tratamento indicado para cabelos que sofrem com as agressões diárias ou tem química nos cabelos. Ela utiliza queratina hidrolisada, que é menor que a queratina comum e, por isto, consegue reconstruir a parte danificada do fio sem deixa-lo pesado. Técnica realizada pelo hair stylist Eduardo Augusto, do Platinum Visage.
Entenda
O inverno é a melhor época para fazer tratamentos com ácidos, que há bastante tempo tornaram-se grandes aliados da pele, como destaca a cosmetóloga Aline Araújo.
“Os ácidos podem ser usados para diferentes tratamentos de pele, entre eles, estrias, melasma, acne, manchas e rugas”, observa.
E são diferentes os tipos de ácidos, bem como dosagens e orientação correta para utilizá-los:
Ácido ascórbico: Sua versão sintética é utilizada para prevenir o fotoenvelhecimento e estimular a produção de colágeno.
Ácido ferúlico: Fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, compostos estes relacionados com o envelhecimento das células, portanto é um potente antioxidante.
Ácido salicílico: Combate rugas finas e envelhecimento cutâneo.
Ácido hialurônico: Indicado principalmente para melhorar o viço da pele, suavizando rugas e outras marcas da idade. Quando usado de forma injetável, ele pode ser usado no contorno de face, lábios (contorno e volume), sulcos naso-labiais, sulco naso-jugal (olheiras), rugas faciais, e para repor volume em face, mãos e algumas regiões corporais.