Atedimento ao folião

Saiba como será o funcionamento das unidades de saúde durante o Carnaval em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/02/2023 às 14:20.
Atualizado em 16/02/2023 às 14:41
 (Marcus Ferreira / Agência Minas)

(Marcus Ferreira / Agência Minas)

Belo Horizonte terá um esquema especial nas unidades de saúde para atendimento aos foliões durante o Carnaval. A partir desta sexta-feira (17) estarão disponíveis dois Postos Médicos Avançados (PMAs) em locais que concentram a maior parte dos blocos de rua. As UPAs funcionam normalmente e os postos de saúde abrem na segunda (20) e na quarta (22).

Os PMAs vão funcionar 24 horas por dia, exclusivamente para atendimento de casos de intoxicação, desidratação, hipoglicemia, mal súbito, pequenos traumas, entre outros.

Eles estarão disponíveis a partir das 19h desta sexta (17) até às 7h da Quarta-Feira de Cinzas (22), nos seguintes locais:

O PMA do CRJ contará com 20 profissionais, em regime de plantão, sendo 4 médicos, 3 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem, além de trabalhadores nas funções administrativas, auxiliares de limpeza e assistência social. Esse PMA disponibilizará 15 leitos, sendo 13 para observação e 2 para emergência.

 O PMA da UPA Centro-Sul contará com 2 médicos, 2 enfermeiros e 4 técnicos de enfermagem, além de 8 leitos de observação.

De acordo com a prefeitura, o foco principal do PMA é a estabilização do paciente evitando superlotação das unidades de urgência do município.

Postos e UPAs

Os 152 Centros de Saúde funcionarão na segunda-feira (20), das 7h às 17h, e na quarta-feira (22), a partir das 13h.

Os Centros de Saúde também funcionarão normalmente nos dias úteis do período pós-carnaval, quinta (23) e sexta-feira (24).

Todas as UPAs funcionam normalmente, 24 horas por dia.

O Executivo municipal informou que as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das UPAs serão reforçadas nos dois dias em que houver maior concentração e desfiles dos blocos.

SAMU
 
Durante o carnaval, também haverá a presença de mais um médico regulador no Centro Integrado de Operações (COP) para organizar o atendimento das ambulâncias. Serão 27 ambulâncias do SAMU, além de veículos terceirizadas contratados pela Belotur. 

Trânsito de ambulâncias

O acesso à região hospitalar será prioridade na operação de trânsito durante a folia. A circulação será pela avenida do Contorno, acessando a rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), ou pelas avenidas Francisco Sales, Amazonas e Augusto de Lima.

Todo o trajeto estará livre para o trânsito, no entanto, como os serviços de emergência vão utilizar essas rotas, a BHTrans orienta que os motoristas dêem preferência para ambulâncias e viaturas nesses locais. Confira aqui o mapa de restrições e áreas reservadas.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por