Doença, o terceiro tipo mais comum de demência, combina características do Parkinson e do Alzheimer, o que dificulta o diagnóstico
(Reprodução/Instagram Milton Nascimento)
O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), conforme revelou seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista para uma revista. A DCL é o terceiro tipo mais comum de demência, ficando atrás apenas do Alzheimer e da demência frontotemporal.
Conforme informações do portal Lewy Body Dementia Association (LBDA), a demência por corpos de Lewy é uma condição que causa a degeneração de células nervosas do cérebro. Ela compartilha sintomas com o Alzheimer e o Parkinson, mas possui características próprias que tornam seu diagnóstico mais desafiador. Milton Nascimento, inclusive, já convivia com o Parkinson há dois anos.
A DCL se manifesta por meio de diversos sinais, que evoluem de forma progressiva. Segundo o Manual MSD, alguns dos indícios incluem:
A doença costuma afetar a atenção, a memória e funções automáticas do corpo, como a digestão e a pressão arterial.
A causa da DCL está relacionada ao acúmulo da proteína alfa-sinucleína, que forma massas chamadas corpos de Lewy dentro das células nervosas. Essa proteína também está presente em casos de Parkinson e pode coexistir com as alterações típicas do Alzheimer.
Entre os fatores de risco para desenvolver a DCL estão a idade acima de 60 anos e um histórico familiar de Parkinson ou demência.
Ainda segundo a LBDA, atualmente não existem medicamentos para a cura da demência por corpos de Lewy. Os tratamentos disponíveis buscam reduzir os impactos da doença no bem-estar e manter a qualidade de vida do paciente pelo maior tempo possível.