Lista atualizada

Saiba quem são os criminosos mais procurados de Minas

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
23/08/2023 às 13:30.
Atualizado em 23/08/2023 às 13:55
 (Divulgação SEJUSP-MG)

(Divulgação SEJUSP-MG)

A lista dos criminosos mais procurados em Minas foi publicada nesta quarta-feira (23). São líderes de organizações criminosas envolvidos com o tráfico internacional de drogas, integrantes da quadrilha conhecida como "novo cangaço", responsável por roubos a bancos e caixas eletrônicos no interior de Minas. A condenação de alguns deles ultrapassa os 70 anos de prisão.

O programa “Procura-se”, organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas (SEJUSP-MG) e que está em sua sexta edição, busca a localização e prisão de homens foragidos com mandados de prisão em aberto, com vasta ficha criminal. Somadas, as condenações dos 12 procurados totalizam cerca de 400 anos de reclusão.

Confira a lista e detalhes sobre os procurados neste link.

Os 12 homens são conhecidos pelas forças de segurança pública pelo envolvimento com o crime organizado. "Nós temos aqui indivíduos responsáveis por grandes assaltos a banco; por homicídios, inclusive de policiais, de agentes públicos; pela prática do tráfico de drogas, não só interestadual, mas também transnacional; indivíduos que movimentam quantias expressivas de recursos financeiros, presos em ações anteriores e que estão ou foragidos ou com ordem de recaptura por fuga do sistema penitenciário", detalhou o coordenador do Procura-se, Murillo Ribeiro.

 (Divulgação SEJUSP-MG)

(Divulgação SEJUSP-MG)

A listagem do programa foi definida após deliberação do Sistema Estadual de Inteligência em Segurança Pública (Seisp-MG). Murillo Ribeiro detalhou os critérios para a escolha dos alvos. "Os critérios utilizados foram o envolvimento com gangues e facções criminosas, a prática de crimes violentos e uma atuação orquestrada e sistêmica não só por todo o estado de Minas Gerais mas também por outras regiões do Brasil. Os indivíduos apontados hoje no Procura-se como prioritários são indivíduos que possuem relações complexas com o crime organizado, são alvos prioritários do Estado e vamos empreender ainda mais esforços para sua captura imediata", destacou. 

O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, definiu a importância da ajuda da população através do Disque Denúncia 181.

"São líderes de facções criminosas muitas vezes escondidos em meio à população, e sem a colaboração da população é quase impossível descobrir essas pessoas. Então a participação pelo 181 é fundamental. A denúncia é 100% anônima, não há qualquer possibilidade de se ter conhecimento de quem trouxe essa informação ao Estado.”

Além de prender os criminosos, o “Procura-se” também pretende inibir a circulação dos alvos listados por meio da fixação de cartazes com as imagens dos indivíduos em locais estratégicos e de grande circulação, e também na internet. Nas edições anteriores do programa, foram presos 51 dos 62 alvos, o que corresponde a 82% de sucesso nos objetivos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por