Salão do Automóvel: Modelos de luxo ofuscam opções mais ‘acessíveis’

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
14/11/2018 às 20:31.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:50
 (Marcelo Ramos)

(Marcelo Ramos)

Todo sabe que o carro popular está na lista de espécies ameaçadas de extinção e hoje sobrevive com Fiat Mobi e Renault Kwid. Nem mesmo o Volkswagen Up ou Gol figuram mais nessa lista. O Salão do Automóvel mostrou que não há mais espaço para modelos de baixo custo. Por outro lado não faltaram lançamentos de luxo. Muitos deles nem preço ainda têm, mas chegarão em breve para ocupar garagens mais abastadas.

As alemãs, Audi, BMW e Mercedes-Benz não economizaram em novidades sofisticadas. A marca das quatro argolas apostou no modelos mais refinados como A7, A8, Q8 e a super perua RS4 Avant. Equipada com V6 biturbo de 456 cv, não deve chegar por menos de R$ 500 mil.

Já a BMW trouxe uma penca de lançamentos, sendo que o mais barato, mas nem por isso menos expressivo, o Série 3. Na verdade, o médio grande é o principal carro do estande. 

Ele dividiu as atenções com a nova geração do jipão X5 e do cupê Série 8, que resgata a série fabricada entre 1989 e 1999. Segundo executivos da marca, a fabricante já trabalha no desenvolvimento de uma versão de alto desempenho (M8) que será equipado como motor V12 6.6, que pode vir acima dos 600 cv.

Outro destaque dos bávaros foi Z4. O roadster chega em sua quarta geração (considerando o Z3). O modelo que compartilha plataforma com a próxima geração do Toyota Supra, volta a adotar capota em tecido e segue a tradição dos conversíveis de dois lugares, com traseira curta e capô longo. Por hora a BMW não divulga os preços de nenhum lançamentos, que começaram a ser vendidos em 2019.

Três pontas
A Mercedes-Benz também aproveitou sua vinda ao Salão para apresentar lançamentos que vão da base ao topo do portfólio. A opção mais factível é o inédito Classe A Sedan, que chega em nos próximos meses na versão A200. Junto dele a marca também apresentou a nova geração do hatch, assim como o jipão Classe G e o furioso AMG GT S 63 4-Door (cupê quatro portas) para brigar com o Porsche Panamera Turbo.

Equipado com o conhecido V8 biturbo 4.0, a unidade é calibrada para entregar 639 cv e 91,8 mkgf de torque para poder leva-lo a até 310 km/h. Seu preço? Ainda não foi definido, mas deverá custar mais de R$ 1 milhão.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por