(VW)
Toda semana surgem novidades a respeito do T-Cross, o utilitário-esportivos (SUV) da Volkswagen construído sobre a plataforma MQB do Polo. Recentemente, a Volks publicou um vídeo em que executivos de design da marca davam algumas pistas sobre o carro enquanto comentavam esquetes. Agora, a marca convocou veículos de imprensa europeus para uma prévia, como fez por aqui com o Polo.
Apesar da camuflagem nas seções frontal e traseira, é possível ter noção do desenho do carro, assim como detalhes frontais e traseiros. Por dentro, o painel estava encoberto, mas as molduras das maçanetas indicam que se trata do mesmo desenho do hatch. Mesmo assim, poderá ocorrer alguma mudança no lay-out do painel, mas é certo que terá quadro de instrumentos digital e tela de oito polegadas.
Fleuma
O rebuliço em torno do jipinho tem suas razões. Ele é a cartada da VW para se estabelecer definitivamente no segmento de SUV’s compactos, principalmente nos mercados emergentes, como o Brasil, tal como Rússia, China e Índia e restante da América Latina.
Será feito na Europa, assim como no Brasil. No entanto, a versão tupiniquim será maior, uma vez que utilizará a mesma distância entre-eixos do Virtus, enquanto a versão europeia recorre à medida do Polo. A razão de o T-Cross nacional ser maior é porque na Europa ele se posicionará abaixo do T-Roc, mas por aqui fará a ponte com a versão de entrada do Tiguan (com cinco lugares), o que demandaria um pouco mais de espaço interno para fazer frente a concorrentes como HR-V, Renegade, Kicks e Creta.
Por aqui adotará motores turbo 1.0 de 128 cv e 1.4 de 150 cv. Há quem aposte numa versão simplificada com motor 1.6 de 117 cv, para o futuro. As transmissões deverão ser manual de cinco e automática de seis velocidades.