Salvador quer construir memorial para Tomé de Souza

Tiago Décimo
06/08/2013 às 14:51.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:43

A Prefeitura de Salvador começou a trabalhar para trazer para o Brasil os restos mortais do primeiro governador-geral do País, entre 1549 e 1553, e fundador da capital baiana, Tomé de Souza (1503-1579). A ideia da administração pública é erguer, na cidade, um memorial ao militar e político português para abrigar seu túmulo, com recursos captados da iniciativa privada.

O decreto que prevê a formação da comissão que está estudando o tema foi publicado no Diário Oficial no dia 1º. Participam do grupo advogados, historiadores, museólogos, arquitetos e integrantes da Fundação Gregório de Matos, da Prefeitura.

Eles têm a missão de, ao mesmo tempo, definir o local e apresentar o projeto do memorial e dar andamento às tratativas com o governo português, com a Prefeitura de Vila Franca de Xira, onde o corpo de Tomé de Souza está enterrado hoje, e com o proprietário do terreno onde está o túmulo, para promover o translado.

A ideia de trazer os restos mortais de Souza foi apresentada ao então candidato a prefeito ACM Neto pelo advogado Ademir Ismerim, no ano passado. Ex-vice-presidente jurídico do Esporte Clube Bahia, Ismerim dedicou-se, nos últimos anos, a pesquisar o destino dos restos mortais do primeiro governador-geral do Brasil.

O advogado acabou encontrando, na Prefeitura de Vila Franca de Xira, na Grande Lisboa, os registros do túmulo de Tomé de Souza. O corpo está enterrado, junto com o de sua mulher, Maria da Costa, na capela de um antigo mosteiro da cidade. A construção, hoje integrante de uma propriedade particular, está abandonada.

Segundo o presidente da Fundação Gregório de Matos, o diretor teatral Fernando Guerreiro, o memorial tem vocação para se tornar "um importante ponto de visitação turística e histórica" da cidade. De acordo com ele, os pontos estudados para abrigar o prédio são o Centro Histórico e a Península de Itapagipe, na Cidade Baixa.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por