(JuanJo Martín/EFE)
O técnico da seleção chilena, Jorge Sampaoli, gostou do comportamento de sua seleção nesta segunda-feira (23) e criticou a postura defensiva da Holanda, que venceu por 2 a 0, na capital paulista. De acordo com o treinador da equipe sul-americana, o time dirigido por Louis Van Gaal se limitou a defender e ameaçar nos contra-ataques.
"A Holanda tinha sempre nove ou dez jogadores atrás da linha da bola e o jogo foi favorável para eles, porque nós queríamos jogar, mas eles, não", afirmou o comandante da seleção chilena.
As duas equipes entraram em campo nesta segunda-feira com a classificação já assegurada, mas ainda havia a disputa pela liderança do grupo B da Copa do Mundo. Os holandeses tinham a vantagem do empate e conseguiram a vitória por 2 a 0. O gol que abriu o placar foi marcado aos 31 minutos do segundo tempo, quando Fer aproveitou jogada ensaiada em escanteio e mandou para a rede. Já nos acréscimos, Robben puxou contragolpe e fez a assistência para Depay ampliar.
Apesar de o treinador chileno ter reclamado da forma como a Holanda jogou, Louis Van Gaal preferiu não polemizar. Durante a entrevista coletiva, o técnico da equipe europeia rebateu todas as vezes em que algum jornalista questionou sua estratégia, mas não entrou em atrito com o adversário. "Não estou interessado no que o técnico do Chile disse e nem vou comentar sobre isso", desconversou. Em outro momento da entrevista, o treinador se irritou com mais uma pergunta sobre o estilo de sua seleção e até questionou o jornalista sobre como deveria ser então sua escalação.
Ao reclamar da postura dos holandeses, Sampaoli deu ênfase à busca de seu time pelo sistema ofensivo. O treinador poupou Arturo Vidal nesta segunda, pois o meio-campista se recuperou há pouco tempo de cirurgia no joelho, mas alega ter colocado em campo o que tinha de melhor.
"Nossa equipe saiu para buscar o jogo, porque nós tínhamos a ideia de ganhar. Foi por isso que colocamos o melhor que tínhamos para este jogo, mas encontramos uma equipe que se defendia e tentava passes longos para os pontas. Eles ganharam, mas o Chile fez um esforço enorme e sempre buscou o gol", completou.
Com o resultado desta segunda, a Holanda encerra a primeira fase com nove pontos, na liderança isolada do grupo. Já o Chile termina esta etapa com seis. Os eliminados Espanha e Austrália ficaram com três e zero, respectivamente.