A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte acionou a Justiça nesta quarta-feira (4), pedindo a reintegração de posse de um imóvel que pertence a instituição ocupado no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital. O prédio fica na esquina da avenida Alfredo Balena, com alameda Ezequiel Dias, e abrigava o antigo banco de leite da Fundação Navantino Alves.
A invasão ocorreu na noite do último sábado (31), antes da virada do ano. Cerca de 60 famílias ocupam o prédio em condições precárias, sem água nem luz. “Não temos onde morar. O prédio estava abandonado e resolvemos ocupar para tentar uma forma de moradia digna”, disse a representante da ocupação, Maria Rita Jesus, de 59 anos.
O Grupo Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte acionou a Justiça Federal e aguarda o parecer. “Registramos um boletim de ocorrência junto à Polícia Militar, além de providências no sentido de termos de volta o imóvel”, disse o provedor da Santa Casa, Saulo Coelho.
História
Em 2013, através de um acordo firmado com a Justiça Federal e o Ministério Público Federal, o imóvel foi entregue à Santa Casa de BH com a obrigação de ser instalada, no local, uma unidade pública de assistência de saúde. No processo, a Santa Casa pagou dívidas bancárias e trabalhistas da Fundação Navantino Alves - totalizando cerca de R$ 6 milhões, indenizou 31 famílias que moravam no local e 15 vendedores ambulantes que utilizavam suas dependências para guardar mercadorias.
Ampliação
Começa neste ano, a construção do Hospital de Olhos da Santa Casa BH. A obra, que será feita no imóvel, prevê a ampliação no atendimento à especialidade, referência da Santa Casa. A ideia é que a com a nova estrutura, os atendimentos cheguem a 400 mil por ano. Atualmente, o Hospital de Olhos da unidade fica em um espaço na avenida Francisco Sales. “A ampliação possibilitará uma melhora no serviço prestado aos pacientes”, reforça o provedor Saulo Coelho.
Ainda de acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, o investimento orçado para a obra está estimado em R$ 6 milhões.