Santana dos Montes oferece cenário bucólico para descansar e comer

Frank Martins - Hoje em Dia
19/04/2015 às 12:10.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:42
 (Frank Martins/ Hoje em Dia)

(Frank Martins/ Hoje em Dia)

O sossego da vida no campo com o conforto da cidade. Essa definição poderia ser para qualquer fazenda ou algum sítio, mas cercado por montanhas, onde tudo convida para o descanso e à contemplação, o Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas propõe a quem vai lá calmaria, respirar um ar puro e curtir as belezas da natureza ao som de pássaros, ovelhas e quedas d’água. Tudo isso acompanhado da vida simples e desacelerada do interior - celular não funciona, para revitalizar as energias para voltar aos desafios do dia a dia.

Nessa região, tudo começou pela localização estratégica para abastecimento dos centros mineradores e da passagem das riquezas extraídas no Estado durante o período colonial. Fato esse que salvou e conservou a região da devastação ocorrida na época da exploração do ouro. O resultado disso foi que pela Estrada Real ficaram muitas fazendas centenárias que hoje se tornaram grandes e belos hotéis fazendas.

Localizado em Santana dos Montes, a 150 quilômetros de Belo Horizonte, o Hotel Fazenda Fonte Limpa é o lugar ideal para quem quer se “desconectar” da agitação urbana. Ela é uma ótima opção para quem viaja com crianças, devido às muitas atividades ao ar livre.

O complexo é declarado Monumento Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1995, por sua notável conservação de época (o Ciclo do Ouro). Conservados estão também os cenários onde se instalou a fazenda, em meio as florestas e cursos d’água graciosos, numa grande clareira atapetado de gramados e árvores frutíferas.

Um pedaço do paraíso

A estrada para Santana dos Montes já dá um aperitivo do que está por vir. Depois de passar por todo tumulto da BR-040, você se depara com uma estradinha bem tranquila e de belas paisagens.

Não me lembro de ter cruzado com outro carro durante o caminho, pois estava vidrado apreciando a exuberante e conservada área de Mata Atlântica que ainda existe na região. Só tirava meus olhos para ver as divertidas placas à beira da estrada. A que mais me chamou foi uma que pedia para ter cuidados com as formigas na pista.

A sensação que se passa ao visitar a cidade é a de estar no século XVIII, época da sua fundação. A cidadezinha era uma das vilas que se formaram em volta das grandes fazendas que davam sustentação a Vila Rica, atual Ouro Preto. A tranquilidade impera nas ruas de pedras da cidade, sendo que as charretes são mais comuns que os carros.

Santana dos Montes tem menos de 4 mil habitantes e metade da população vive na zona rural, mantendo a vocação econômica da cidade desde a sua origem. Logo na entrada da cidade, o turista é recebido pelo restaurante Sabores de Minas.

De ambiente simples e acolhedor, o estabelecimento é tocado pela guerreira Maria Aparecida e pelas filhas. Reflexo das grandes cidades, a comida no local é servido no modo self service. Mas o preparo é pra lá de caseiro.

Entre os pratos que não podem faltar estão angu, tutu com farinha de milho torrado, estrogonofe de frango com taboa, costelinha com ora-pro-nóbis e molho feito com uva da região. “Nós trabalhamos duro aqui. Cada dia é uma batalha para fazer a comida cada dia melhor. E a minha satisfação é ver o cliente comer e repetir querendo mais”, diz toda feliz a dona Maria, enquanto repetia a refeição.

Tradição isolada pela Serra do Espinhaço

Construída na primeira metade do século 18 e inteiramente restaurada nos últimos anos do século 20, a Fazenda Fonte Limpa proporciona aos visitantes uma mistura de turismo rural, cultural e histórico, abrigando museus e obras que contam a história de Minas.

Os atrativos na fazenda são diversos. Para a criançada existe a oportunidade de experiências como passeios a cavalo, trilhas na mata, ordenha de animais, colher frutas no pé, entre outras atividades.

Já para os adultos as piscinas aquecidas, piscina com bar molhado, saunas, duchas naturais, ofurô, passeios de charrete, videoteca, salões de jogos e sala de ginástica são algumas as atrações.

Mas para todas as idades a diversão fica garantida esquentando a barriga no fogão à lenha que fica acesso praticamente 24 horas. Durante a manhã o sucesso está no pão de queijo caseiro e nas broas e bolos servidos; no almoço, a feijoada da casa - comida no prato fundo, faz sucesso nos finais de semana; já na parte da noite os ensopados e os caldos são as melhores pedidas.

Para o bancário Francisco Arrigoni, o hábito de viajar com a família para hotéis é algo rotineiro. “Moro em Ouro Branco e fiz uma pesquisa na internet sobre estabelecimentos aqui na região. Conheci o Fonte Limpa pelo site e me interesse naquele momento. E isso já faz um ano. Fiquei fascinado com o espaço, o atendimento que o hotel oferece e com a região”, fala Arrigoni, que estava hospedado com a esposa, duas filhas, duas noras, três sobrinhos e um cunhado.

Gourmetizado

A boa gastronomia faz parte do roteiro de quem vai ao Fonte Limpa, com pratos que agradam a todos os gostos. Dentro do próprio hotel há um bistrô comandado pela chef Cláudia Dias, que é de Santana dos Montes.

A especialidade da casa são os filés com molhos. “São pratos certos e que agradam aos clientes. O importante é deixar a carne no ponto que eles pedem”, conta a funcionária. O bistrô é o único da região a oferecer pratos à la carte.

Como os tropeiros

Todos os meses, a Fonte Limpa realiza a Cavalgada da Lua Cheia, onde os hóspedes são convidados a cavalgar pelas fazendas vizinhas sob o clarão das noites enluaradas.

Com duração de duas horas, a Cavalgada explora caminhos diferentes a cada edição. Ao fim, os participantes participam de uma boa roda de viola e acompanhada de um jantar típico, feito no fogão à lenha.

Saiba mais

Minas Gerais é o Estado com o maior número de empresas especializadas em Turismo Rural em funcionamento no país, tendo 600 estabelecimentos neste segmento que tem crescimento anual entre 18 e 20%, segundo dados da Abraturr – Associação Brasileira de Turismo Rural.

 

Confira galeria de fotos do Hotel Fazenda Fonte Limpa:

Fotos: Frank Martins/ Hoje em Dia

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por