Saúde

Doença prevenível por vacina, sarampo facilita outras infecções e volta a preocupar em Minas

Epidemiologista alerta para a gravidade da doença e reforça importância da imunização

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/11/2025 às 14:32.
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Doença altamente contagiosa e capaz de provocar complicações graves, principalmente em crianças e pessoas não vacinadas, o sarampo voltou a ser uma preocupação em Minas e em outros estados do Brasil. O último balanço disponível apontava 24 casos suspeitos no território mineiro, além de 37 confirmações no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, a redução nas coberturas vacinais e a desinformação têm elevado o risco de surtos. “Muitos países vizinhos ao Brasil estão registrando casos de sarampo. Isso nos preocupa pela gravidade da doença, que inclusive deprime o sistema imunológico e facilita outras infecções”, ressalta o epidemiologista do Hermes Pardini, José Geraldo Leite Ribeiro.

Conforme o médico, manter o cartão de vacinação em dia é essencial não apenas para proteger a si mesmo, mas também para garantir a saúde coletiva e interromper a circulação do vírus. “O sarampo é uma doença prevenível e a vacinação segue sendo nossa principal ferramenta para impedir seu retorno”, reforça José Geraldo Ribeiro. 

A vacina tríplice viral é a principal forma de prevenção e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação é feita aos 12 meses, com reforço aos 15 meses, e deve estar em dia em todas as faixas etárias conforme o calendário vacinal.

Pessoas de até 29 anos devem ter duas doses da tríplice - que também protege contra caxumba e rubéola. Já quem tem 30 anos ou mais precisa comprovar pelo menos uma dose registrada.

O Ministério da Saúde recomenda cobertura mínima de 95% para evitar a reintrodução do vírus.

Complicações graves em crianças

Em crianças não vacinadas, o sarampo pode causar complicações graves como pneumonia, encefalite (inflamação no cérebro), otite média aguda e, em casos mais severos, morte. Gestantes, bebês menores de 1 ano e pessoas com imunidade comprometida estão entre os grupos mais vulneráveis.

Transmitido pelo ar, por meio da tosse, espirro ou fala, o sarampo é uma das mais contagiosas doenças. Dentre os sintomas, febre, manchas vermelhas, tosse seca, coriza e conjuntivite. 

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por