Atividade ocorre na próxima segunda-feira (29) e pretende incentivar o diálogo sobre bem-estar emocional
Cartas com mensagens motivacionais serão entregues a passageiros na Estação Central na segunda-feira (29), em ação do Setembro Amarelo (Metrô BH / Divulgação)
Na próxima segunda-feira (29), as estações do metrô de Belo Horizonte vão se transformar em pontos de reflexão sobre saúde mental. Funcionários e voluntários do Projeto Help vão distribuir cartas com mensagens motivacionais para passageiros que circularem pela Estação Central entre 8h e 11h30.
A ação integra a campanha do Setembro Amarelo e busca chamar atenção para a importância do cuidado emocional em um dos espaços mais movimentados da capital. As mensagens trazem frases curtas e diretas, com o lema “Não te julgo, te ajudo!”, e pretendem estimular conversas e diminuir o estigma em torno do tema.
De acordo com Amanda Santos, colaboradora da área de Saúde Ocupacional do Metrô BH, o ambiente de transporte coletivo pode ser um aliado para ampliar o debate.
“O metrô conecta diariamente milhares de pessoas, de diferentes idades e realidades sociais. Tornar esse ambiente um ponto de encontro para reflexões sobre o bem-estar é estratégico para democratizar o debate e mostrar que saúde mental deve ser cuidada com a mesma seriedade que a saúde física”, afirma.
O Projeto Help, parceiro da iniciativa, distribuiu mais de 7 milhões de cartas em todo o país, alcançando cerca de 1,5 milhão de pessoas. A proposta é simples: oferecer uma palavra de incentivo para lembrar que ninguém precisa enfrentar seus desafios sozinho.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: