R$ 450 é o preço médio da dose nas farmácias e clínicas da capital mineira
Farmácias e clínicas da rede particular de todo o país começaram a receber a nova versão da vacina Prevenar 20, da Pfizer, indicada para prevenção da pneumonia e outras doenças pneumocócicas. O imunizante, recomendado para crianças e adultos, tem esquema vacinal que varia de uma a quatro doses, conforme a faixa etária. Em Belo Horizonte, cada aplicação custa cerca de R$ 450.
Conforme a Pfizer, a vacina protege contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável pela Doença Pneumocócica Invasiva (DPI), incluindo meningite, sepse, otite média aguda e sinusite.
Esta é a terceira versão do imunizante desenvolvido pela Pfizer. Agora, com a adição de sete novos sorotipos à fórmula. Há 23 anos, chegou ao mercado a primeira dose pneumocócica conjugada, a Prevenar 7 e, depois, a Prevenar 13, que atualmente é oferecida na rede pública para pacientes de grupos de risco, como pessoas com Alzheimer, asma e diabetes.
Segundo o esquema vacinal, lactentes devem receber 4 doses, aos 2, 4, 6 meses e entre o 12º e 15. Em bebês a partir de 7 meses, até os 11 meses, são administradas três doses com dois meses de diferença entre cada. A partir de 1 e 11 meses, são duas doses, também administradas com dois meses entre cada uma. A partir dos 2 anos, a Prevenar 20 pode ser administrada em dose única.
O imunizante é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da Prevenar (clique aqui e veja detalhes).
Leia mais: