Nova diretriz foi publicada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
Categoria ‘‘Pré-Hipertensão’’ agora abrange o valores 12 por 8, anteriormente classificado como “Pressão Arterial normal” na Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2020 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, passa a considerar a aferição 12 por 8 não mais como pressão normal, mas como indicador de pré-hipertensão. Mas o que muda com a atual definição? As pessoas terão tomar medicamentos?
Conforme a nova diretriz, a alteração busca identificar precocemente indivíduos em risco e incentivar intervenções mais proativas para prevenir a progressão. A alteração é preventiva, incentivando mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis.
Ou seja, as pessoas com pressão 12 por 8 devem aderir a tratamentos não medicamentosos. Confira as principais recomendações:
Ainda de acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, valores iguais ou superiores a 14 por 9 permanecem sendo considerados quadros de hipertensão em estágios 1, 2 e 3, a depender da aferição feita pelo profissional de saúde em consultório.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca, com informações da Agência Brasil
Leia mais