Pessoas de 18 a 60 anos podem participar do estudo
Podem participar pessoas de 18 a 60 anos de idade (Reprodução / Pixabay)
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas para voluntários interessados em participar de uma pesquisa sobre o tratamento da dor lombar crônica. A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).
O estudo propõe intervenções terapêuticas por meio de reuniões educativas, exercícios realizados em casa e práticas de yoga conduzidas por fisioterapeutas com formação na técnica.
Podem se inscrever pessoas entre 18 e 60 anos que sofrem de dor lombar crônica há pelo menos três meses. Ao todo, 110 voluntários serão selecionados para participar do projeto.
A seleção será feita a partir de uma avaliação presencial inicial. Após essa etapa, os participantes serão sorteados para compor dois grupos de intervenção. O primeiro grupo participará de 28 encontros ao longo de três meses, com atividades educativas e sessões coletivas de yoga. Já o segundo grupo receberá orientações nos três primeiros encontros e iniciará a prática e os exercícios domiciliares após seis meses.
As avaliações presenciais ocorrerão no início do estudo. Outras duas serão feitas por telefone. As sessões serão realizadas na sala de taekwondo da EEFFTO, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30.
Interessados em participar da pesquisa devem preencher o formulário on-line. Em caso de dúvidas, basta ligar no número (31) 99295-0718.
Leia mais: