Aplicação temporária das doses ocorre em todos os postos de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante
Para receber a dose, é necessário apresentar no local de aplicação, preferencialmente, documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Menores de 16 anos devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis legais (Paulo Pinto/Agência Brasil)
A vacinação contra o HPV foi temporariamente ampliada para jovens de 15 a 19 anos em Belo Horizonte. A medida, válida até dezembro, busca resgatar quem ainda não recebeu nenhuma dose. As aplicações estão disponíveis em todos os postos de saúde da capital e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
A estimativa é que 38 mil pessoas nessa faixa etária ainda não tenham se vacinado. Até agora, apenas 334 doses foram aplicadas nesse público. O imunizante protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e previne cânceres como o do colo do útero, além de doenças em órgãos genitais e na boca.
Segundo o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Paulo Roberto Lopes Corrêa, a ação é estratégica: “A ampliação do público-alvo é uma oportunidade para resgatarmos adolescentes e jovens que por diferentes motivos não iniciaram o esquema vacinal. Nossa meta é garantir a maior cobertura possível, já que a vacina é fundamental para a prevenção de diversos tipos de câncer associados ao HPV.”
Na capital, a cobertura vacinal atual é de 91,27% entre meninas e 75,63% entre meninos. O esquema regular é composto por dose única aplicada em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação, CPF e cartão de vacina. Jovens menores de 16 anos precisam estar acompanhados por pais ou responsáveis.
Além de adolescentes e jovens, a vacina contra o HPV também é indicada para:
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: