Rafael Dutra lança disco “Agora” na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, nesta terça (Paula Abreu/Divulgação)
Depois de uma edição sem a presença da plateia em 2021, devido à pandemia, o Savassi Festival volta à sua vocação principal: estimular e difundir o jazz e a música instrumental em Belo Horizonte, através de uma extensa programação em espaços públicos. Contando com a volta de nossa audiência presencial, artistas nacionais e internacionais ocupam, de segunda (15) a domingo (22), ruas, bares, restaurantes, teatros e equipamentos públicos, celebrando a vigésima edição do evento e retomando algumas de suas tradições, como seu período de realização, sua multiplicidade de ações, sua diversidade curatorial e, principalmente, sua impactante presença física na cidade.
Afinal, se tudo muda, um mote permanece o mesmo para o Savassi Festival: reinventar temporariamente o bairro com muita música, cultura, gastronomia e, claro, a presença do público, protagonista maior de nossa história. Nesse sentido, é urgente reafirmar que a vida é ao vivo, e de preferência acompanhada de muita cultura.
Traduzimos isso através de uma programação extensa. Serão dezenas de atividades, entre shows, lançamentos, palestras, workshops e grandes novidades, como a programação no Clube de Jazz do Café com Letras, em seu primeiro ano, reafirmando a potência do festival e sua importância no calendário cultural da capital mineira. A realização do Savassi Festival 2022 conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de incentivo à Cultura, e o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. A programação completa está disponível no site do festival.
Programação
Para esta edição, está de volta uma das maiores tradições do Savassi Festival: os shows na rua, gratuitos, que acontecem na praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia e na Savassi, a partir do sexta-feira (19) e irão até domingo (21). Estão escalados para se apresentarem nestes palcos artistas internacionais e nacionais, como Glaw Nader e Dani Gurgel, Lívia Mattos, Hércules Gomes Trio, Gaia Wilmer, Sexteto Sucupira além da dinamarquesa Kathrine Windfeld, acompanhada da Big Band do Clube de Jazz e a mongol Enji Erkham.
Também seguimos ocupando alguns dos espaços mais consagrados para a música instrumental na cidade. Na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, receberemos apresentações de Rafael Dutra (16), Vanessa Moreno e Salomão Soares (dia 17), Marcelo Magalhães Quarteto (18), Marcos Ruffato (19), e O Grivo (20). Já o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) será palco dos shows de Rafael Martini (17), André Mehmari e Maria João (18), Wagner Tiso Trio (19) e Enji Erkham (20).
No mesmo espaço, no dia 17, acontece o Música Nova. Criado em 2017, o projeto tem o objetivo de estimular a produção de obras inéditas de música instrumental por meio de financiamento a músicos convidados. Dessa forma, o músico teria condições para elaborar seu trabalho e apresentar o resultado ao público durante o Savassi Festival. Nesta edição, o convidado é o pianista Rafael Martini, um dos nomes mais premiados e aplaudidos da música instrumental contemporânea mineira que apresenta seu mais novo álbum, “Martelo”.
O Café com Letras, nosso espaço matriz, onde tudo começou, também recebe uma série de apresentações, como as atrações do Palco UFMG (Ueverton Lamin Quarteto, Rafael Machado Quinteto, Morizon Duo e Ítalo Fernando Quinteto), músicos vencedores do edital realizado em parceria com a instituição. O Café também será palco para outros novos talentos do jazz mineiro, como Venue e Matheus Luna Quarteto (no dia 16), a cantora compositora Jasmin Godoy (dia 17), além de Megaro (dia 17) e Rafael Gonçalves, no dia 19, lançando seu novo álbum “Ao Vivo no Savassi Festival”.
Clube de Jazz
Uma das maiores novidades do Savassi Festival este ano é a presença do Clube de Jazz do Café com Letras como um de seus palcos. Após 26 anos realizando eventos musicais marcantes no calendário cultural na cidade, o Café com Letras inaugura um de seus maiores projetos: um espaço dedicado exclusivamente aos shows. Seu foco principal é oferecer a todos - instrumentistas e público - uma infraestrutura adequada para apresentações ao vivo mais intimistas, sempre em busca de performances do mais alto nível, através de uma curadoria artística diferenciada, para além do jazz e da música instrumental. Inaugurado em julho, o espaço abrigará pela primeira vez parte da programação do Savassi Festival. No dia 16 o premiado Jamba Trio se apresenta lá, em uma noite que ainda terá o genial Chico Amaral. O Clube ainda recebe shows de Pedro Gomes Sexteto e da Big Band do Clube (dia 15); Marcos Rabello, em um tributo à Didier Lockwood e Doug Stone Quartet (EUA), no dia 17; o lançamento do novo álbum do Cliff Korman Trio, “Brasilified”, acontece no dia 18.
Leia mais