Seca provoca aumento da produção de grãos e hortaliças

Jornal O Norte
31/03/2006 às 12:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Norte de Minas rumo à safra que compreende o período de inverno, a seca. Segundo a Emater, as lavouras de grãos e hortaliça vão avançar na região. Alguns produtores querem esperar as chuvas passarem para não correrem o risco de perder as hortaliças tendo os canteiros encharcados, mas já estudam a quantidade de grãos que vão plantar.

Boa parte dos grãos é cultivada por agricultores familiares. As hortaliças têm sido as protagonistas do retorno financeiro dos produtores do Projeto Jaíba. Só no ano passado, conforme a Emater do local, muitos agricultores preferiram sair da monocultura imposta pelo comércio da bananicultura para adentrarem ao cultivo de hortaliças como a alface, coentro, couve, pepino, jiló entre outras. Isso porque as empresas que atuam no Jaíba oferecem boas condições para levar a cultura baseada em um contrato de trocas; que consiste por parte do produtor, da mão de obra, pagamento de água e luz e insumos agrícolas, sementes e assistência técnica proveniente da empresa.

Nesse tempo, conta José Arcanjo Marques, as culturas são irrigadas, mas como o longo período de estiagem atrasou a chegada das chuvas, muitos agricultores aproveitam para poupar o gasto com irrigação, já que de acordo com a metereologia as chuvas devem durar até meados do mês de abril.

SECA

A seca na região dura do mês de junho ao mês de setembro a outubro. Há também pessoas que plantam hortaliças por distração em suas propriedades. O prazer de comer legumes e as próprias hortaliças frescas despertam a inspiração de muita gente que gosta de uma alimentação saudável. No caso dos agricultores familiares, a opção por plantar hortaliças e certos tipos de grãos como feijão, arroz, milho e sorgo se dá pela necessidade de sobreviver, já que a renda familiar é pequena - destinada ao pagamento de outras contas, como a água e luz gastas na propriedade.

No Projeto Jaíba, o produtor Isaac Martins afirma que a produção de sementes tem lhe dado mais rentabilidade do que quando ele se empenhava em plantar bananas. Nesse ano já é o terceiro período consecutivo em que produz sementes de hortaliça e não está nem um pouco interessado em abandonar essa cultura que a cada dia tem tomado mais espaço ou hectares no maior projeto irrigado da América Latina.

INTERNET

Um dado interessante é que uma das empresas de semente, Islã, que atua no Jaíba tem adquirido tanto sucesso com as produções que resolveu comercializar as vendas de seus produtos pela Internet e o resultado tem surpreendido.

O Norte publicou em uma de suas edições o quanto as empresas que trabalham com o agronegócio estão investindo na venda de seus produtos pela Internet, bem como aproveitam o espaço para divulgar seu trabalho e ainda dar toques jornalísticos sobre o que acontece no setor em todo o território nacional, caso da Abanorte - Associação dos fruticultores do Norte de Minas.

Os número das visitações tem agradado tanto a equipe da Isla quanto da Abanorte. A última pesquisa Perfil comportamental e hábitos de mídia do produtor rural brasileiro, da Associação brasileira de marketing rural & agronegócio, divulgada em maio do ano passado, apontou o grande avanço da ferramenta Internet no meio rural do país.

De acordo com a pesquisa, 30% dos entrevistados possuem computador ligado à Internet contra apenas 4% da pesquisa anterior, de 1999. A pesquisa de 2005 apontou ainda que 29% dos produtores consultam a Internet para auxiliar as suas atividades. Na pesquisa de 1999, o percentual era de 3%.

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA

Quando foram questionados sobre as principais características que representam um agricultor moderno, empresarial e bem-sucedido, as duas citações mais expressivas foram informação, 27%, e possuir tecnologia, 24%.

A Isla comprova na prática que a Internet é um excelente negócio no ramo de sementes.

- A Isla foi uma das primeiras empresas do seu ramo a criar um site e até hoje é a única empresa de sementes de hortaliças, flores, temperos e ervas medicinais a disponibilizar venda pela Internet - afirma a assessoria de comunicação da empresa.

Alguns dados da Isla que apontam para a tendência de incremento nos negócios pela Internet são: crescimento de 224% em reais nas vendas da Isla pela Internet de 2004 para 2005, - aumento de 62% no número de clientes que compraram pelo site www.isla.com.br de 2004 para 2005; além do aumento de 60% das visitas ao site da empresa, comparados os primeiros meses de 2005 e de 2006.

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