WASHINGTON - A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, anunciou a renúncia ao cargo nesta sexta-feira (12) para assumir uma função acadêmica, criando um surpreendente espaço no gabinete do presidente Barack Obama.
Napolitano, ex-governadora do Arizona e secretária de Segurança Interna desde a posse de Obama em 2009, anunciou que foi designada como presidente da Universidade de Califórnia.
"Agradeço ao presidente Obama pela oportunidade que me deu de servir a nosso país durante este importante capítulo de nossa história", afirma Napolitano em um comunicado.
Napolitano deixa o cargo em um momento crucial, no qual o Congresso discute a reforma da legislação migratória. O Departamento de Segurança Interna tem um papel chave na segurança da fronteira americana, assim como na proteção ante as ameaças terroristas.
"O povo amaericano está mais seguro graças à liderança de Janet para proteger nosso país dos ataques terroristas", comentou o presidente Obama após o anúncio de Napolitano.