Secretaria promove curso para cadastro de imóvel rural

Jornal O Norte
08/11/2005 às 11:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

A Secretaria de Agricultura de Montes Claros realiza durante essa semana curso de capacitação e treinamento para implantação da SNCR/SIR - Unidade municipal de cadastro do sistema nacional de cadastro rural. Os dados da primeira e segunda vias serão passados da unidade pela internet, isso para que sejam registrados o certificado para cadastro de imóvel rural e a digitação da declaração para o cadastro dos imóveis classificados como minifúndios e pequenas propriedades.

O treinamento será ministrado pela servidora Jamile Sobrinho de Paiva, técnica em cadastro rural da Gerência do SNCR - Sistema nacional de cadastro rural, de Belo Horizonte.

Após este treinamento, a UMC - Unidade municipal de cadastro, sob a responsabilidade do advogado Edson Araújo da Silva, atenderá os proprietários de imóveis rurais de Montes Claros e de mais 58 municípios norte-mineiros, podendo recepcionar a Declaração para cadastro de imóvel rural, visando à emissão do CCIR - Certificado para cadastro de imóvel rural de todos os imóveis cadastrados no SNCR e a preparação e digitação dos cadastros dos imóveis classificados como minifúndios e pequenas propriedades que totalizam 90% de todas as propriedades rurais brasileiras.

ACESSO FACILITADO

O secretário de Agricultura, Osmani Barbosa explicou que, com a informatização, a Unidade de cadastro, em Montes Claros, facilitará o acesso ao Sistema nacional de cadastro rural, o que aumentará consideravelmente o atendimento, podendo passar de 30 a 60 pessoas.

- Estamos efetuando melhoramentos na estrutura física da secretaria, visando maior conforto aos usuários, que demandarão à nossa secretaria em busca deste novo serviço.

Durante anos, os produtores rurais de Montes Claros e de mais 58 municípios vizinhos sofreram com a falta de um setor que emitisse o Certificado para cadastro de imóvel rural em Montes Claros.

- Com muito sacrifício, tinham que se deslocar até Belo Horizonte, acarretando gastos, que sempre oneravam, principalmente, o pequeno produtor, em busca desse tão valioso documento. É uma vitória da administração que, preocupada com o produtor rural, trouxe esse benefício, que estará instalado na secretaria de Agricultura, colocando à disposição de todos os produtores rurais e municípios que dependem desse documento, a partir de 15 de novembro, o atendimento na emissão do CCIR.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por