Secretário de Estado do EUA confirma visita ao Brasil em 13 de agosto

Ramon Sahmkow - AFP
08/08/2013 às 21:53.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:48

WASHINGTON - O secretário de Estado americano, John Kerry, visitará Brasil e Colômbia, na próxima semana, em uma viagem destinada a fortalecer as relações com ambos os países, informou o Departamento de Estado nesta quinta-feira.

"Kerry viajará para Colômbia e Brasil, em 12 e 13 de agosto, respectivamente, para aprofundar a cooperação e o diálogo com importantes sócios regionais", disse a porta-voz Jen Psaki em um comunicado.

Segundo a nota, o secretário se reunirá com membros de alto escalão dos dois governos para discutir as relações bilaterais.

A Colômbia é o principal aliado de Washington na região e um dos maiores receptores de ajuda militar dos EUA. Já foram transferidos cerca de US$ 8 bilhões desde dois mil, dentro do Plano Colômbia, de luta contra o tráfico de drogas e as guerrilhas de esquerda.

Com o Brasil, os Estados Unidos mantêm pelo menos 30 mecanismos de consulta e cooperação em amplos temas da agenda bilateral e global.

Essas relações sofreram um sobressalto, porém, após as denúncias de operações de espionagem americana no Brasil e na Colômbia feitas pelo ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden.

A viagem de Kerry segue roteiro similar ao do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que em maio deste ano passou pelo Rio de Janeiro, por Brasília e por Bogotá. A vinda dele também servirá de preparação para a visita de Estado da presidente Dilma Rousseff a Washington, em 23 de outubro próximo.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por