Secretário defende regra estadual para blocos do Rio

Mônica Ciarelli
11/02/2013 às 23:03.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:55

O secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro, defendeu que o estado tenha uma legislação específica para os blocos de ruas. Hoje, cabe a Prefeitura organizar o Carnaval do Rio ao lado de patrocinadores, que oferecem serviços como banheiros químicos.

Ao chegar ao sambódromo para a segunda noite de desfiles, o secretário lembrou que o governo classifica os blocos como eventos e, por isso, cabe ao organizador providenciar serviços de segurança e saúde.

Para Antônio Pedro, os blocos deveriam passar a ser classificados como manifestações culturais. Com a mudança, o governo estadual passaria a ter responsabilidade a oferta de serviços de saúde e segurança. "Falta uma legislação clara do que é bloco no Rio", reclamou. E completou: "É preciso que se crie uma legislação ou decreto que defina o papel do Estado com os blocos."

O secretário afirmou ainda que pretende criar uma multa para empresas que façam propaganda irregular nos blocos. Para ele, essas propagandas acabam poluindo a festa.

Também presente ao Sambódromo, o governador do Rio, Sérgio Cabral, concordou com a proposta feita pelo secretário municipal. Para Cabral, a tragédia em Santa Maria, no sul do País, reforça a preocupação dos governantes com a segurança em grandes eventos. "A tragédia de Santa Maria foi uma tragédia que veio para abrir os olhos das autoridades", contou. Mas, Cabral fez questão de frisar que o Carnaval do Rio de 2013 tem sido um sucesso, com 98% se taxa de ocupação nos hotéis e sem graves problemas de segurança.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por