O secretário de administração prisional, Francisco Kulpidlovski, informou, na tarde desta sexta-feira (6), que não há motivo para temor de possíveis rebeliões em Minas Gerais. Ele afirmou que detentos de possíveis facções criminosas não passam de seis no Estado e que eles estão sendo devidamente monitorados.
“O sistema prisional no estado está tranquilo, sendo monitorado continuamente, e os órgãos de segurança estão seguindo nossas orientações”, afirmou Kulpidlovski.
O anúncio veio após reunião com o governador Fernando Pimentel, o secretário de Segurança Pública, Sérgio Menezes, e o chefe do Estado Maior da PM, Andre Agostinho Leão de Oliveira para tratar sobre as situação do sistema prisional no estado. Nesta semana, 89 detentos foram mortos após motins em presídios localizados na região Norte do país, sendo 56 detentos em Manaus e outros 33 presos em Boa Vista, que deixou em alerta todo o sistema prisional no país.
Sobre a superlotação nos presídios, o secretário Kulpidlovski disse que “é problema crônico", que infelizmente não tem cura rápida. "Hoje tem tratamento e eu estou tratando isso a tempo e hora”, garantiu.
Leia mais:
Em nota oficial, Temer lamenta morte de 33 detentos em Roraima
OAB vai levar massacres de Roraima e do Amazonas à Corte de Direitos Humanos
CNJ avalia como 'péssimas' condições do presídio em Roraima onde 33 foram mortos