(Reprodução)
Não é todo dia que o cavalo passa arreado na porta de casa. E quando passa, não se deve perder a oportunidade, pois ele só passa uma vez. A Sega não prestou atenção no dito popular fez exatamente o contrário. De fabricante a um mero estúdio, a japonesa deixou passar despercebido os 25 anos de seu principal personagem: Sonic.
O porco-espinho mais azul completou seu primeiro quarto de século na última quinta-feira, 23 de junho. E a única declaração, tardia e improvisada veio por meio do diretor do Team Sonic, Takashi Iizuka, para a revista japonesa Famitsu. O executivo afirma que a empresa trabalha um novo projeto para a franquia, além de uma animação estrelada pelo personagem.
No entanto, se a Sega deixou o bonde da história passar, resolvemos prestar nossa homenagem ao personagem que tirou a empresa da penúria no início da década de 1990.
“Sonic: The Hedgehog” chegou ao mercado em junho de 1991 para demonstrar o potencial técnico do Mega Drive, que já estava no mercado há quase dois anos e teve seu brilho ofuscado pelo lançamento de Super Nintendo, no final de 1990. Rápido e dinâmico, o game comprovava que o hardware do Mega Drive podia competir com Super NES. Os efeitos de looping do título, assim como a quantidade de elementos móveis simultâneos era a prova de que o aparelho não era apenas uma evolução do Master System.
A missão de Sonic era derrotar o Doutor Robotnik (também conhecido como Dr. Eggman), que utilizava os animais da floresta para construir robôs. A história inocente era o pano de fundo ideal para criar um universo em que a velocidade e as capacidades acrobáticas de Sonic pudessem ser exploradas.
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No entanto, o personagem não era apenas o protagonista de uma franquia de impacto. Para a Sega, o ouriço também deveria ocupar o posto de mascote da empresa e provocar a Nintendo, que já tinha como embaixador Mario, um baixinho gorducho que tinha o hábito de usar roupa de castor ou rabo de guaxinim.
Nos 25 anos da série, a franquia gerou mais de 40 títulos para os mais diversos consoles, que incluíram, Master System, Game Gear, Sega Saturn, Dreamcast, assim como Game Boy Advance, da Nintendo, e consoles contemporâneos como Xbox 360, PlayStation 3 e Wii.