Foram dez jogos e dez vitórias após o histórico 7 a 1 no Mineirão. Mas, a nova Era Dunga começa de fato neste domingo (14), quando a Seleção Brasileira tem o primeiro teste oficial depois do fracasso na Copa do Mundo. Neymar & Cia. enfrentam o Peru, em Temuco, às 18h30, pela primeira rodada do Grupo C da fase classificatória da 44ª edição da Copa América.
Se o adversário não é nenhum dos favoritos ao título, os brasileiros terão que driblar a desconfiança. Mesmo com 100% de aproveitamento desde o retorno de Dunga ao comando do time, o Brasil saiu de campo vaiado em Porto Alegre, após a vitória de 1 a 0 sobre Honduras, no Beira-Rio, último amistoso antes da estreia desta noite. Provar que o futebol pentacampeão do mundo não se esgotou é o maior desafio do time que disputa a Copa América.
As vaias e a desconfiança não foram os únicos problemas enfrentados por Dunga durante a preparação para a competição. Os desfalques por contusão atrapalharam a programação do treinador, que foi obrigado a modificar o planejamento, mas manteve a invencibilidade.
Antes mesmo da convocação, Dunga perdeu Oscar, praticamente certo na lista. Logo em seguida, Diego Alves, Marcelo, Luiz Gustavo e Danilo também se contundiram e foram substuídos por Neto, Geferson, Fred e Daniel Alves, respectivamente.
Na última sexta-feira foi a vez de o meia Phillippe Coutinho dar um susto na comissão técnica ao reclamar de dor na coxa direita. Um exame de imagem apontou um edema, mas Rodrigo Lasmar, médico da Seleção e do Atlético, descartou o corte. No entanto, a escalação dele na partida deste domingo só será definida minutos antes de o time entrar em campo.
Pelas equipes que foram mandadas escaladas pelo treinador durante os dez amistosos, a única dúvida de ordem técnica para a estreia neste domingo estaria no companheiro de Neymar no ataque. Roberto Firmino e Diego Tardelli foram testados e os dois agradaram ao treinador.
Outra missão desta Seleção de Dunga é mostrar que o time não é 100% dependente da principal estrela. No teste da Copa do Mundo, contra a Alemanha, a Seleção não teve qualquer atitude em campo sem o craque formado no Santos.
“Temos o William. Tem o Coutinho, Douglas Costa. É só dar confiança, e colocar o jogador para jogar”, enumera Dunga.
Colômbia em campo
Também pelo Grupo C, Colômbia e Venezuela entram em campo neste domingo pela primeira vez. Às 16h, as duas equipes jogam em Rancagua. Uma das grandes surpresas da Copa do Mundo do Brasil, a Colômbia chega como um dos times que vão brigar pelas primeiras colocações, principalmente pelo reforço de Falcão Garcia, que não esteve no Brasil por contusão.