19 ANOS SEM VITÓRIAS

Seleção de San Marino sofre goelada e chega a 131 partidas sem vencer

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
20/06/2023 às 12:38.
Atualizado em 20/06/2023 às 12:38
San Marino sofre revés e segue sem vencer um jogo oficial (Reprodução / ESPN)

San Marino sofre revés e segue sem vencer um jogo oficial (Reprodução / ESPN)

Com a derrota por 6 a 0 para a Finlândia em jogo válido pelas eliminatórias da Euro 2024, na segunda-feira (19), San Marino completou 131 partidas sem vencer uma partida. São 19 anos lutando por uma vitória em campo. A primeira, e única, aconteceu em um amistoso em 2004.

O revés e a abstinência de conquistas foi lamentada pelo twitter não oficial da seleção, que soma mais de 78 mil seguidores. A postagem recebeu comentários de torcedores de diversos times mundo afora, contando suas experiências de sofrimentos, tal qual passa o administrador da conta.

A última vitória de San Marino foi em jogo realizado no dia 28 de abril de 2004. O futebol samarinês ganhou de 1 a 0 da Seleção de Liechtenstein, com gol marcado por Andy Selva. O resultado foi comemorado pelas ruas e os torcedores tornaram Andy um herói nacional. 

Após o resultado épico, o trauma começou. Após longos 10 anos de derrotas, sendo a mais vexatória um 13 a 0 para a Alemanha, nas eliminatórias da Eurocopa 2008,a equipe conseguiu arrancar um empate,  0 a 0, com a Estônia, em 15 de novembro de 2014, em jogo válido pelas eliminatórias da Eurocopa 2016.

No final daquele jogo, os jogadores celebraram como se estivessem conquistado uma Copa do Mundo. Autor do gol daquela única vitória de San Marino, Andy Selva esteve em campo e revelou que o time poderia ter chegado ao triunfo contra a Estônia. 

“Eu lembro da vitória sobre Liechtenstein, mas este empate tem significado diferente. Eu tenho esperado por um resultado como este há anos. Estamos chateados por causa de algumas oportunidades que não aproveitamos. Buscamos este resultado por anos e agora o encontramos”, disse o jogador após a partida daquela época.

Aposentado do gramados desde 2018, aos 42, Selva agora ocupa o cargo de treinador. O último clube que comandou foi  o Tre Fiori FC, de San Marino, que dispensou o comandante em 24 de abril deste ano. Por lá ele também fez história ao levar o clube pela primeira vez aos play-offs da Conference League e conquistado a Supertaça local.

Andy Selva virou herói em San Marino (Divulgação /Tre Fiori FC)

Andy Selva virou herói em San Marino (Divulgação /Tre Fiori FC)

Tanto ele, quanto os fiéis torcedores nacionais, terão que aguardar até o dia sete de setembro para, quem sabe, acabar com a ‘maldição’ e conquistar o almejado resultado positivo. O problema para o pior time do ranking da Fifa é que o adversário será a Dinamarca, a 19ª melhor do Mundo.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por