Seleção masculina leva o bronze no Mundial por Equipes de Judô

Felippe Drummond Neto - Do Hoje em Dia
28/10/2012 às 21:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:39
 (Divulgação/CBJ)

(Divulgação/CBJ)

Assim como as mulheres que, no sábado (27), conquistaram a medalha de bronze, no Campeonato Mundial por equipes que foi disputado em Salvador, o time masculino do Brasil também terminou na terceira colocação neste domingo. Na disputa pelo pódio, os brasileiros conseguiram venceram a França por 3 a 2, de virada, depois de uma desclassificação do francês Thorel Matthieu na última luta.

Mas o sentimento que a conquista causou é que diferencia os homens das mulheres. Entre elas o bronze significou uma marca histórica, já que pela primeira vez elas conseguiram um lugar no pódio. Já para eles, ficou o gostinho amargo pelo terceiro lugar, uma vez que a expectativa era disputar o ouro, já que vinham de um vice-campeonato no ano passado.

Apesar de ter caído uma posição em relação a disputa de 2011, o triunfo sobre os franceses também pode ser considerado um feito positivo e serve de vingança já que no ano passado o Brasil havia perdido o ouro exatamente para os franceses. 

Na primeira luta valendo o bronze, Luiz Revite (66kg) venceu o duro duelo contra Dimitri Dragin por um yuko. Na sequência, porém, Bruno Mendonça (73kg) e Vitor Penalber (81kg) perderam por ippon para Jonathan Allardon e Loic Pietri, respectivamente. 

Quando tudo parecia perdido, Eduardo Bettonni (90kg) arrancou um ippon no último segundo contra Ludovic Gobert, em um dos confrontos mais emocionantes da competição. Com tudo igual no placar, o medalhista olímpico Rafael Silva (+90kg) levou a melhor sobre Thorel Matthieu, que foi punido por um golpe irregular, fechando a disputa em 3 a 2.

Para chegar a disputa pelo bronze o Brasil começou a competição folgando na primeira rodada. Na primeira vez que subiu no tatame, pelas quartas de final, a seleção brasileira não resistiu a forte equipe russa e perdeu por 3 a 2, indo assim para a repescagem. Lá, na primeira rodada os brasileiros atropelaram a Argélia por 5 a 0, com direito a quatro ippons e garantindo a passagem para a disputa contra a França.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por