O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disse que vetará a proposta de liberar 40% de aulas a distância no ensino médio caso seja aprovada no Conselho Nacional de Educação (CNE). O CNE discute uma nova resolução de atualização das Diretrizes Nacionais Curriculares do Ensino Médio, onde consta essa previsão. Mas o ministro disse que isso não foi debatido no MEC, que desconhece a proposta e que quem fala pelo MEC é o ministro. Portanto, a medida não será aprovada.
Chuva de outono
Apesar de ser uma estação geralmente de poucas chuvas, o outono que começou na tarde desta terça-feira chegou com muita chuva em várias cidades do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação, que vai até o dia 21 de junho, será marcada pela chegada de massas de ar frio, que são originadas no sul do continente, trazendo uma prévia do inverno, com a temperatura caindo, principalmente, no centro-sul. Mas, por enquanto, a chuva ainda vai prevalecer em várias partes do país, inclusive do Distrito Federal.
Segunda instância
Movimentos democráticos iniciaram na última terça-feira uma mobilização na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, para se manifestarem favoravelmente às prisões em segunda instância. Os atos serão mantidos até hoje. Os movimentos temem que as pressões exercidas sobre a corte máxima do país salvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado a 12 anos de prisão pelo Tribunal Regional Federa da 4ª Região e outros envolvidos em esquemas de corrupção, crime que trava o desenvolvimento da nação.
Falta d’água
Pelo menos 917 municípios brasileiros apresentam algum risco relacionado à seca e à falta d’água. O número corresponde a 16% do total de cidades do país ou uma a cada seis. O dado foi apresentado, terça-feira, pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, no segundo dia do Fórum Mundial da Água, em Brasília. O levantamento se refere aos municípios que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal nos últimos 180 dias. Isso significa que essas prefeituras pediram ajuda à União para lidar com a estiagem. Mas o número real pode ser maior, já que nem todos os gestores locais tomam essa atitude.
Luciano Pizzatto
O secretário de representação no Paraná em Brasília, Luciano Pizzatto, morreu no início da madrugada de ontem. Ele sofreu um mal súbito em um hotel na capital federal. Nascido em Curitiba em 1957, ele formou-se em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná. O ex-parlamentar foi deputado estadual por um mandato e federal por quatro legislaturas. Especialista em direito socioambiental, publicou diversos trabalhos sobre questões de meio ambiente