Sem concurso

02/09/2017 às 01:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:23

O ministro substituto do Planejamento, Esteves Colnago, disse que a proposta orçamentária de 2018 enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional na última sexta-feira não prevê a realização de concursos, nem a contratação dos aprovados nos certames que estiverem autorizados. Colnago garantiu que o Orçamento de 2018 ficará dentro do limite para as despesas com o teto de 3%, com folga de R$ 42 bilhões.
 
Novo impulso
Longe de chegar a um acordo, a polêmica sobre a reforma política ainda tem muitos capítulos à frente. A novidade da vez é o relatório da deputada Shéridan Oliveira (PSDB-RR), que trata do fim das coligações e propõe a criação de uma cláusula de desempenho, o que pode prejudicar os partidos menores. Comenta-se, nos bastidores, que a proposição de Shéridan pode ser a locomotiva que faltava para transportar a PEC de Vicente Cândido ao plenário. O texto será apreciado na próxima terça-feira.
 
Salve a amazônia
O Ministério das Minas e Energias paralisou todos os procedimentos relativos a eventuais direitos minerários na Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca). Apesar da medida, motivada pela mobilização de ambientalistas e celebridades que se posicionaram contra a decreto publicado na última segunda-feira, a informação que circula no Planalto é de que o decreto presidencial não será revogado. Caso o decreto seja mantido e a Renca seja extinta, de acordo com o Ministério Público Federal, a área liberada para mineração é maior que todo o desmatamento da Amazônia acumulado nos últimos quatro anos.
 
Em casa
Aparentemente confortável no cargo, o presidente interino da Câmara, André Fufuca (PP-MA), confirmou que mesmo com o feriado da independência, o Plenário deve tentar votar a reforma política na próxima semana. Haverá sessão a partir das 16h de segunda até as 13h de quarta. Fufuca disse também que, caso a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer chegue à Câmara, que vai respeitar as leis da Casa e, se necessário, investigará o presidente.
 
#BRASÍLIA
O sucesso nas redes sociais nesta semana, no DF, é a foto da área central de Brasília, capturada pelo astronauta russo, Sergey Ryazanskiy, diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS). No registro, é possível ver a Esplanada dos Ministérios e o estádio Mané Garrincha, além das asas que dão forma ao Plano Piloto, trechos do Lago Norte e do Lago Sul, e uma porção grande do Lago Paranoá.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por