(OLI SCARFF/AFP)
Quem nunca se deparou nas redes sociais com aquela mensagem que diz que o Facebook e o Instagram mudaram os algoritmos e limitaram os amigos que aparecem na linha do tempo? "Se você está lendo esta mensagem, faça-me um favor e deixe-me um rápido comentário ... um "olá", assim você aparecerá no meu Feed de Notícias". A corrente, que se apresenta como uma alternativa para burlar o algoritmo e tem sido compartilhada à exaustão, afirma que apenas 25 internautas estão autorizados a ver o conteúdo de uma determinada pessoa.
Para burlar o sistema das duas redes sociais e visualizar as publicações dos amigos, seria preciso curtir e comentar o post da corrente do amigo virtual. A verdade, no entanto, é que não é preciso participar de nenhuma "simpatia digital" para definir quem você quer ver com mais frequência na sua timeline.
"Isso é fake news. Toda mudança brusca, que vai impactar a vida do usuário e das marcas, o Facebook e o Instagram fazem um comunicado oficial", garante o professor da PUC e consultor de marketing Alysson Lisboa. Muitos desavisados, porém, acabam acreditando e compartilhando o texto em suas páginas pessoais.
Primeiro, vale saber que o Facebook e o Instagram realmente priorizam aquelas pessoas que mais interagem para exibir nas páginas dos usuários. Contudo, não será uma única curtida ou comentário que mudará esse cenário. As próprias plataformas disponibilizam ferramentas para que os usuários personalizem a timeline e selecionem o que querem ver primeiro no Feed de Notícias.
Mensagens deste tipo tomaram conta das redes sociais
Personalização
Mas vamos ao que realmente interessa. Personalizar a linha do tempo é muito simples. São necessários poucos cliques para que a timeline fique organizada e do agrado do internauta. Para fazer os ajustes no Facebook, a pessoa pode logar na rede social pelo computador. Depois, basta clicar no último botão da direita na barra superior.
Escolha a antepenúltima opção, "Preferências do Feed de Notícias". Ao clicar lá, uma nova tela abrirá com outras quatro opções. Na primeira, é possível priorizar os 30 amigos a quem ver primeiro, sendo que os outros amigos vão continuar aparecendo na linha do tempo, mas sem tanta frequência.
Na segunda opção, dá para deixar de seguir alguns amigos e ocultar as postagens. Neste caso, a amizade não será desfeita e o amigo nem irá saber que você deixou de segui-lo. Para quem se arrependeu da mudança, no terceiro item da lista é possível voltar a seguir um amigo ou página. Na última opção, o Facebook sugere páginas que tenham a ver com o perfil do internauta.
Também dá para fazer a personalização em um smartphone. É preciso logar na rede social, selecionar a penúltima opção "Configurações e privacidade" e clicar em "Configurações".
Escolha "Configurações do Feed de Notícias". Depois é só fazer as modificações escolhidas.
No Instagram também é possível fazer algumas adaptações. Primeiro, o internauta deve clicar no ícone superior à direita e selecionar a opção "Configurações". Depois é só rolar até chegar em "Notificações" / "Notificações push".
Existem quase vinte tipos de notificações push. Selecionando alguns deles, a pessoa começa a receber alertas sobre novos amigos, curtidas de fotos, comentários, direct, dentre tantas outras.
Também é permitido ativar notificações de Stories.