Sem novidades, Fashion Rio mostra força da moda jovem

Pedro Diniz - Folhapress
10/11/2013 às 19:46.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:03
 (YASUYOSHI CHIBA/AFP)

(YASUYOSHI CHIBA/AFP)

SÃO PAULO - Se a São Paulo Fashion Week serve de vitrine para as marcas ditas autorais da moda brasileira, o Fashion Rio é o oposto disso. Rescaldos de tendências publicados em birôs especializados - referências às artes figurativas, listras e peças pretas e brancas são exemplos- deram as caras nas passarelas de inverno 2014.

Enquanto a fatia criativa da moda sofre com a crise nas vendas e investe pouco em seus desfiles, grifes como TNG, Coca Cola Jeans, Auslander e Reserva apostam alto em shows, celebridades e moda rápida para atrair seu jovem consumidor, mais atento à cantora do momento, à atriz da novela das 21 horas e à namorada do jogador de futebol do que a "invencionices" de estilista.

Nos desfiles dessas marcas -exceto a Reserva, que trocou a passarela por um beijaço a céu aberto pelas ruas do Rio- os lugares eram disputados a tapa por adolescentes. Em outros, como o da estilista Andrea Marques e seu inverno com referências à obra do artista Tom Wesselmann, sobrava espaço na plateia.

O jeans anticelulite de Alexandre Herchcovitch talvez seja a maior novidade desta temporada, fraca em se tratando de moda e marcada por protestos das comunidades negra e plus size, que reivindicam espaço nas apresentações.

Boas surpresas, como as saias mídi de Andrea Marques e as coleções dos designers mineiros Victor Dzenk, que apresentou uma pesquisa ampla de materiais e bordados aplicados em vestidos de festa, e Patricia Viera, salvaram o evento carioca do fiasco.

A última estilista, em um trabalho impecável de couro cortado a laser, pintado, estampado e modelado em diversas proporções, mostrou peças de bom caimento e pensada para uma mulher real, que gosta de festa e assume suas curvas.

Há várias estações é discutida a relevância da semana carioca no calendário de desfiles. No verão, claro, quando os biquínis, bodies e maiôs são destaques, o evento ganha as atenções do mundo e ganha vida. Mas, quando o inverno baixa no Píer Mauá, onde ocorrem os desfiles, ele parece apenas cumprir tabela.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por