Olá amigo da cozinha,
Tivemos mais uma semana movimentada na gastronomia de Minas Gerais com importantes eventos acontecendo simultaneamente na capital e entorno.
O Festival Brumadinho Gourmet que contou com a participação de importantes chefs e faculdades de gastronomia de BH, movimentou o distrito de Casa Branca. Também aconteceu mais uma edição do Experimente, tradicional encontro que reúne cervejarias e apreciadores, todos os meses no bairro Jardim Canadá. Desta vez a festa teve como atração especial, o festival de <CF26>growlers</CF>, uma nova onda para os apreciadores das nossas cervejas artesanais.
Mas, um outro evento em especial, me encheu de alegria e emoção. A décima edição da Feira da Agriminas, promovida pela Fetaemg em parceria com a SEDA, o Cenar e a Emater, dentre outros, levou um grande público à Serraria Souza Pinto, para conhecer o que temos de melhor na agricultura familiar do Estado.
Me lembro bem, amigo, há 6 anos, quando iniciamos o projeto da Conspiração Gastronômica, fizemos uma parceria com a Fetaemg para interagir com os pequenos produtores através de palestras e levando alguns expositores na quarta edição da feira. Nesta comemoração de 10 anos, tive a honra e o privilégio de ser convidado pelo presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, para mais uma participação na Agriminas.
Com grande alegria, ouvi dele os motivos que o levaram a me chamar novamente para falar aos produtores e também organizar uma atração aos participantes da feira, com a realização de cozinhas-show trazendo grandes chefs de nossas cozinhas.
Segundo o presidente, quando a Conspiração foi parceira do evento, a Agriminas atravessava momentos de dificuldade, e a nossa participação colaborou para uma reflexão sobre a importância dos produtores na valorização e crescimento da gastronomia mineira, que começava a se mostrar para o mundo, trazendo na ocasião um novo incentivo aos organizadores e dando um novo alento ao evento.
Confesso, amigo, que cheguei a me emocionar ao ouvir esse relato também emocionado do presidente, um profissional cuja história de vida serve de exemplo para muitos agricultores, políticos e dirigentes de entidades, pela sua humildade, sabedoria, e principalmente pelo espírito de coletividade e perseverança em cada uma dessas etapas que percorreu em sua trajetória.
A festa que se encerra hoje, que teve um sucesso estrondoso com a participação de 10 mil famílias de trabalhadores rurais, premiando mais essa realização da Fetaemg, que tem desenvolvido um trabalho brilhante e reconhecido por todos.
A minha participação com os chefs também foi marcante, e aproveito para agradecer e enaltecer a brilhante participação dos chefs Felipe Rameh, Leandro Pimenta, Henrique Gilberto e Gabriel Trillo.
Porém, o momento mágico que me encheu de orgulho, amigo, foi o encontro com mais de duzentos produtores que foram ao auditório me ouvir sobre os novos caminhos, os territórios e as identidades gastronômicas.
Uma experiência que levarei para sempre pelo carinho recebido, pelo reencontro com várias famílias que eu já havia visitado nas minhas incontáveis viagens pelo interior, e pela grande evolução constatada nas diversas produções artesanais, neste segmento que, para mim, é o mais importante pilar da nossa cadeia alimentar.
Parabéns à Fetaemg, parabéns a todos que se envolveram nesta festa da gastronomia, e deixo aqui a minha gratidão e respeito aos produtores da agricultura familiar de toda Minas Gerais, na pessoa do amigo Vilson e sua competente equipe.