(Gerdan Wesley/Agência Senado )
O senador Dalírio Beber (PSDB-SC) foi confirmado nesta terça-feira (5) relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 (LDO 2019). A proposta define parâmetros e metas para elaboração do Orçamento do ano que vem.
Cabe inicialmente à Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional debruçar-se sobre o documento. É lá que o relator apresentará um parecer ao PLDO, após ouvir especialistas no assunto, para que deputados e senadores analisem o texto.
Enviada pelo governo ao Congresso em abril, a proposta previa crescimento da economia brasileira de 3% em 2019 e inflação de 4,2%, referente ao Índice Nacional de Precos ao Consumidor Amplo (IPCA).
Com o calendário atrasado, a CMO tem até o dia 17 de julho para aprovar a LDO, sob pena de os parlamentares não poderem entrar em recesso.
Criada pela Constituição Federal de 1988, a Comissão Mista de Orçamento é composta por 31 deputados e 11 senadores. Ela é responsável pela análise e emissão de parecer sobre projetos orçamentários e contas apresentadas anualmente pela Presidência da República. O colegiado também acompanha e fiscaliza o Orçamento da União.
Leia mais:
Congresso aprova criação de 231 cargos para intervenção no Rio
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.002 para o próximo ano
ALMG aprova Orçamento de 2018 com previsão de R$ 8,08 bilhões de déficit