SENAR capacita agricultores para produção de mel

Jornal O Norte
03/03/2011 às 10:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:23

Até o dia 5 de março, sindicatos, associações e conselhos rurais de 13 municípios do Norte de Minas, em parceria com o SENAR Minas, realizam 21 cursos, sendo 13 de formação profissional e 8 de promoção social, com a capacitação de 266 produtores e trabalhadores rurais.

Dentre os cursos realizados, está o de Apicultura na comunidade de Canabrava, município de Guaraciama, que tem como objetivo a inserção de práticas que promovam a melhoria nas técnicas de produção apícola, aumentando, assim, a qualidade e produtividade do mel, visando alavancar a apicultura regional, gerando emprego e renda aos pequenos produtores.

Nos últimos anos, os governos federal e estadual, através da Codevasf e Emater, vêm investindo na produção de mel no Norte de Minas, em programas de fortalecimento da agricultura familiar. Pesquisa realizada pela Emater constatou que cerca de 3 mil agricultores da região produzem mel e que 91,48% deles são agricultores familiares.

Recursos de mais de R$ 1 milhão foram aplicados na construção de casas de mel totalmente equipadas em municípios como Mato Verde, Nova Porteirinha, Januária, Taiobeiras, Mirabela e Bocaiúva. Também foram adquiridos vários equipamentos para cerca de 700 apicultores de 23 municípios norte-mineiros, principalmente da região da Serra Geral, que produzem mais de 400 toneladas de mel por ano.




CONSTRUÇÃO DE HORTAS

Agricultores dos municípios de Espinosa, comunidade de Roça Velha, e São Francisco, em Capim Pubo, recebem orientações técnicas sobre a construção e manutenção de hortas. Eles estão aprendendo a utilizar pequenas áreas para a produção de hortaliças.

O estado de Minas Gerais é o segundo maior produtor de hortaliças do país, com área plantada superior a 110 mil hectares, gerando, no setor, aproximadamente 330 mil empregos diretos. Segundo o instrutor Alex Altino Alves de Melo, a horticultura tornou-se uma excelente fonte de renda para os pequenos produtores.

- Mas, como qualquer outra cultura, exige conhecimentos de manejo, viabilidade, mercado e comercialização, orientações fundamentais para se introduzir na atividade – afirma. (Senar Montes Claros)


 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por