Senar ensina a fazer cerca

Jornal O Norte
23/10/2008 às 09:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:47

Da Ascom/Senar

Desde os tempos mais remotos, o homem, ao domesticar os animais, tem necessidade de cercá-los. Os primeiros cercamentos eram feitos de pedras, depois de madeiras, e madeiras amarradas com cipós e bambus, foram evoluindo e hoje são vários tipos. As cercas são necessárias para delimitar terrenos, dividir plantações e as pastagens. Pode-se construir cercas de arames farpado, liso, de telas e elétricas. A construção de cercas na fazenda é um processo simples de ser executado, mas é oneroso e demanda muito trabalho. Por isso, deverão ser construídas por mão-de-obra especializada, obedecer critérios técnicos, usar materiais de boa qualidade,  proporcionando assim, maior durabilidade, segurança e tranqüilidade para o produtor.

Construções de cercas erradas, a falta de cercas e cercas danificadas, têm provocado inúmeros acidentes, por causa de animais soltos nas estradas e desvalorizado o couro no mercado internacional. O Brasil perde todos os anos, milhões de dólares, por causa de couros estragados por arames farpados e bicheiras. No Norte de Minas, em 2007, a Polícia Rodoviária Estadual registrou 121 acidentes provocados por bovinos e equinos nas pistas, este ano já foram 90. Os animais, que não têm culpa pelos acidentes, tornam-se vilões e o alvo das fiscalizações, mas os maiores responsáveis são seus donos, que os deixam soltos para pastagem, sem prestar atenção na manutenção das cercas de sua propriedades.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Grão Mogol, está oferecendo esta semana, o curso de Cerqueiro para 12 trabalhadores do município de Cristália. Os trabalhadores e produtores rurais beneficiados estão sendo orientados, quanto as técnicas corretas para construção de cercas, desde a escolha do arame, custos de produção, saúde dos animais e manutenção. Pois com a construção da cerca ideal, os acidentes serão evitados, o couro do animal valorizado, além de ajudar a manter a saúde do animal, pois os cortes provocados pelo arame, servem de porta de entrada para doenças e parasitas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por