(Marcelo Prates)
Em 2018, quase 46 mil solicitações foram abertas no PBH App, aplicativo da Prefeitura de Belo Horizonte que oferece mais de 40 serviços, como tapa-buraco, troca de lâmpada, poda de árvore e fiscalização. Lançado há pouco mais de um ano, a plataforma é gratuita e está disponível para smartphones Android e iOS.
De acordo com a prefeitura, as solicitações são feitas pelo celular, a qualquer hora, em qualquer dia da semana e encaminhadas diretamente para o órgão responsável da prefeitura que executará a demanda.
“Após feito o cadastro inicial no app, o usuário poderá utilizá-lo quando necessitar, com apenas um toque na tela do celular. Depois, é só buscar pelo serviço e concluir a demanda para que o órgão responsável o receba automaticamente e dê os encaminhamentos necessários”, explicou o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos.
O secretário-adjunto informou que, ao fazer o pedido, o cidadão tem a opção de tirar uma foto relacionada à sua demanda, acompanhá-la e, ainda, avaliar a execução dos serviços.
Outra vantagem é que o app é atualizado com novos serviços. De acordo com a PBH, nos últimos meses foram incorporados o boletim escolar, para que pais e alunos acompanhem notas e frequências, e resultados de exames realizados nas unidades de saúde.
Serviços mais procurados
O PBH App foi lançado em abril do ano passado. Nesse primeiro ano, o tapa-buraco foi o serviço mais demandado, com 32.695 chamados.
Em segundo lugar, vem a manutenção de lâmpada apagada ou quebrada (2.920 solicitações), seguida de lotes vagos sujos e/ou sem capina (com 974 solicitações).