Servidores da Prefeitura de BH devem entrar em greve a partir da próxima terça-feira (24), de acordo com o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel). Um ato da categoria está previsto para ocorrer no mesmo dia, em frente à sede da Prefeitura, na avenida Afonso Pena, no Centro da cidade.
A decisão pela paralisação foi tomada durante a assembleia realizada nessa quinta-feira (16), quando, por unanimidade, o funcionalismo municipal decidiu rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo prefeito Fuad Noman (PSD).
A PBH propóe aumento de 2,5% a partir de agosto deste ano e de 3,43% a partir de dezembro, o que não agradou a categoria, que considera o reajuste incompatível com a inflação acumulada no último ano.
Com isso, os servidores do município votaram pela greve, que contará com um ato marcado para as 9h em frente à sede da Prefeitura. A expectativa é que funcionários de todas as áreas representadas pelo Sindibel façam a paralisação.
Servidores da educação
Os trabalhadores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte também podem entrar em greve a partir da próxima semana. Eles não são representados pelo Sindibel, mas farão uma assembleia nesta segunda-feira (20), às 14h, na Praça da Estação, no Centro da capital, para discutir a Campanha Salarial 2023.
Professores e demais funcionários das escolas municipais reivindicam o pagamento do piso salarial nacional.
Leia mais: