Quando o jovem inicia sua atuação no mercado de trabalho, até mesmo por sua inexperiência no ambiente corporativo, ele se depara com muitas dúvidas: Como me comportar em uma entrevista? Em tempos em que algumas entrevistas estão sendo feitas via internet, apresento aqui algumas das principais sugestões que irão nortear os passos do aprendiz corporativo:
1) Fale corretamente – Entrevista não é um bate papo entre amigos. Por mais informal que seja a empresa, usar gírias ou tratar o entrevistador como amigo pode desclassificar o candidato.
2) Postura – Nada de checar suas notificações em frente ao entrevistador. Desligue o celular, para evitar que ele toque ou fique vibrando durante a avaliação. Pega mal!
3) Cultura geral – Se você não tiver experiência, utilize exemplos do Ensino Médio e de trabalhos em grupo. Trazer esse tipo de vivência é muito mais rico e demonstra que o candidato possui facilidade em conectar diversos assuntos.
4) Apresentação – Mesmo se a entrevista for online, é importante estar vestido adequadamente. Aposte em roupas básicas e mais formais. No caso das mulheres, evite decotes e roupas justas demais.
5) Ambiente – Entrevistas online são avaliadas da mesma forma que as presenciais. Portanto, observe o local onde grava o vídeo-entrevista. Evite cozinha, banheiro ou em cima da cama.
6) Inteligência emocional – Pense em três de suas maiores qualidades e peça para que três de seus amigos falem sobre suas melhores virtudes. Veja se suas respostas coincidem. Desta forma, você verá com mais clareza quais são suas fortalezas e, ao ser questionado durante uma entrevista, você não será pego de surpresa.
7) Agilidade na aprendizagem – Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? É importante realizar atividades que fogem da zona de conforto e o incentive a pensar e agir com rapidez.
Uma postura adequada e consciente abre portas, cria empatia e mostra credibilidade, requisitos básicos para se conquistar um trabalho e se manter nele em um competitivo mercado de trabalho.
(*) Especialista em desenho e implantação de modelos de gestão