Extremamente seco

Setembro começa com nova onda de calor em Minas; veja quando deve chover

Condição é decorrente da intensificação de uma massa de ar quente e seco que está sobre o continente

Bernardo Haddad*
@_bezao
01/09/2024 às 09:21.
Atualizado em 01/09/2024 às 10:05
A umidade relativa do ar na capital, que está baixa desde a semana passada, vai a se agravar ainda mais (Maurício Vieira)

A umidade relativa do ar na capital, que está baixa desde a semana passada, vai a se agravar ainda mais (Maurício Vieira)

Com a chegada de uma massa de ar seco sobre Minas, uma nova onda de calor atinge Belo Horizonte e outras regiões do Estado já a partir deste domingo (1°). A secura e as temperaturas elevadas ficam ainda mais intensas a partir de terça-feira (3), quando os termômetros podem chegar a 35°C em algumas localidades. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%. 

Segundo Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve permanecer pelo menos até sexta-feira (6). De acordo com o especialista, a condição é decorrente de uma “intensificação da massa de ar quente e seco que está sobre o continente”. 

A umidade relativa do ar na capital, que está baixa desde a semana passada, vai a se agravar ainda mais, adianta o especialista. Segundo ele, a piora ocorre à tarde, nas horas mais quentes do dia. Não há previsão de chuva.


 
Além da metrópole, a maioria dos municípios do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Zona da Mata deve ser afetado pelo “calorão”. 

O especialista recomenda que a população se hidrate bastante, umidifique os ambientes e evite atividades físicas externas nas horas mais quentes e secas. 

Recorde sem chuva em BH? 

Belo Horizonte chegou a 136 dias sem chuva neste domingo. De acordo com o meteorologista do Inmet, o período é o segundo maior já registrado na capital desde 1961. A maior sequência sem precipitações foi em 1963, quando a cidade 198 dias de estiagem. A tendência é que volte a chover apenas no fim de setembro.

* Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por