(Shopping Contagem)
O Shopping Contagem é um dos sete empreendimentos que a administradora BR Malls vendeu para um fundo imobiliário administrado pelo BTG Pactual por R$ 696 milhões. Também foram negociados shoppings nas cidades de Rio de Janeiro e Macaé (RJ), Londrina (PR), Osasco (SP) e Palmas (TO).
De acordo com a administradora, a venda faz parte de uma reestruturação iniciada em 2017 que visa a eliminar ativos que não sejam considerados essenciais para o negócio. O foco agora da empresa é sobre shoppings "de maior porte, dominantes e em mercados de grande potencial de consumo".
Na esteira dos comentários sobre o negócio, a ação da empresa teve alta de 5,7% nesta semana. Outros dois shoppings, em São Luís (MA) e Rio de Janeiro devem ser negociados nos próximos meses.
Inaugurado em novembro de 2013 e localizado no bairro Cabral, o Shopping Contagem é um dos maiores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 35 mil metros quadrados de área de lojas. Além do público de Contagem, terceira maior cidade de Minas Gerais, atende aos moradores da região da Pampulha.
Menor priorização
A companhia disse que, após essa fase de reestruturação, ficará com um total de 29 shoppings. "Manteremos nossa escala e liquidez de ações, dados que os shoppings (vendidos) representam menos do que 10% da receita da companhia", disse a BR Malls em comunicado.
"Os ativos alienados são shoppings sólidos, mas dentro de um portfólio maior, recebiam menor priorização e poderão receber mais investimentos e atenção pelo novo comprador", completou a companhia, ressaltando que todo o montante arrecadado será distribuído aos acionistas como meio de dividendos e juros sobre o capital.
De acordo com a BR Malls, o valor da alienação poderá ser acrescido de um pagamento adicional baseado na performance dos ativos. O desempenho será apurado no exercício findo em 31 de
dezembro de 2019, e, se for atingido o patamar estipulado, haverá pagamento adicional de até R$ 22,4 milhões, corrigido pelo CDI a partir de 31 de dezembro de 2019, que ocorrerá até abril de 2020.
(*) Com Estadão Conteúdo