Na pesquisa estimulada, atual vice-prefeito Guilherme Guimarães lidera disputa pela prefeitura com 38%, seguido pelo ex-prefeito (17,2%)
Os candidatos são Délio Pinheiro (PDT), Guilherme Guimarães (UB), Maurício da Santa Casa (PL), Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PSB) (Divulgação)
É grande a chance dos cerca de 277 mil eleitores de Montes Claros terem que voltar às urnas para um segundo turno de votação em 27 de outubro. É o que indica a pesquisa realizada pelo Instituto SigDados em 22 e 23 de agosto. Dos seis candidatos na disputa, o atual vice-prefeito Guilherme Guimarães (UB) lidera as intenções de voto, com 38%. Em segundo na preferência do eleitorado aparece o ex-prefeito Ruy Muniz (PSB), com 17,2%. Os números referem-se à análise estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, 95%.
A pesquisa traz na terceira colocação o deputado federal Délio Pinheiro (PDT), com 11,8%, seguido pelo também deputado federal Paulo Guedes (PT), com 9%; Maurício Sérgio (PL), tem 6,5% e Fábio Máquinas (Mobiliza), 0,8%. Ninguém, brancos e nulos somaram 6,3% e não souberam ou não quiseram responder, 10,3%.
O SigDados também perguntou a intenção de voto quando consideradas as chapas completas, ou seja, com candidatos a prefeito e vice, conforme registrado na Justiça Eleitoral. Neste cenário, a chapa composta por Guilherme Guimarães e Otávio Rocha alcançou 38%, mantendo-se estável. Ruy Muniz melhora a chance de ir ao segundo turno com a vice, a médica Dra. Luciana Santana, vez que a intenção de voto sobe para 18,7%.
Apresentados juntos, Délio Pinheiro e Jota Avelino alcançaram 9,8% ; Paulo Guedes e Sued Botelho somaram 8,3%; Maurício Sérgio e Patrícia Fuji chegaram a 6,3% das intenções de voto; Fábio Máquinas e Junior Tavares alcançaram 1,7%. Não souberam ou não quiseram responder, 10%; Ninguém, brancos ou nulos, 7,3%.
Em relação a todos os candidatos, o levantamento do SigDados mostra que o professor Ruy Muniz, nome do PSB à Prefeitura de Montes Claros, foi quem apresentou o melhor desempenho de aumento no percentual das intenções de voto quando a chapa completa é mencionada ao eleitor.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, quando são eliminados os percentuais de brancos/nulos e eleitores indecisos, Guilherme Guimarães tem 45,6%, seguido por Ruy Muniz com 20,6%, Délio Pinheiro tem 14,2%, Paulo Guedes 10,8%, Maurício Sérgio 7,8% e Fábio Máquinas 1%.
Metodologia
A soma dos percentuais pode não chegar ou passar de 100% em razão do arredondamento das casas decimais. A pesquisa quantitativa, de survey, consistiu na realização de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante a partir de 16 anos no município de Montes Claros - MG. Foram entrevistados 600 eleitores.
A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE sob o nº MG-03863/2024. Foi contratada pela Impactto Comunicação/Grupo Impactto e realizada pelo Instituto SigDados entre os dias 22 e 23 de agosto de 2024.