Simpósio sobre segurança alimentar começa sexta-feira

Jornal O Norte
18/11/2009 às 08:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:17

Janaína Gonçalves


Repórter

Começa sexta-feira, 19 e se estende até domingo, 22,  no campus da UFMG em Montes Claros, o I Simpósio de segurança alimentar do Norte de Minas, com o tema Sustentabilidade e inovações, no ICA - Instituto de Ciências Agrárias.

O simpósio é uma promoção do Mestrado em Ciências Agrárias, do curso de graduação em Ciências de Alimentos, do Gesa-Grupo de Estudo em Segurança Alimentar e do programa de extensão Apoio a agricultores familiares no Norte de Minas Gerais em produção, higiene e saúde pública.

Para o evento, são esperadas aproximadamente 300 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes, agricultores familiares e representantes de órgãos governamentais ligados ao setor.

O com o coordenador curso de Ciências de Alimentos, Eduardo Robson Duarte, informou a O NORTE por telefone, que a proposta do evento é fortalecer os grupos de estudos e os trabalhos de extensão, eu já são desenvolvido pela universidade.

- Será muito importante para os produtores locais e também para os alunos de Ciências de Alimentos esse contato com os pesquisadores que virão apresentar seus trabalhos e palestras. A carência de padrões de segurança na produção de alimentos, muitas vezes, feita artesanalmente. Os produtos como carne-de-sol, conservas e doces de frutas que costumam ser fabricados sem as condições mínimas necessárias para garantir a segurança dos consumidores, destaca.

Ele explica que outra característica regional que preocupa e precisa de atenção especial é experiências bem-sucedidas de associação entre os produtores rurais, a exemplo de feiras livres, e a realidade nutricional dos agricultores familiares e de outras comunidades tradicionais do Norte de Minas, como geraizeiros e quilombolas, também estarão na pauta do simpósio.  - Serão discutidas, ainda, questões ambientais, a exemplo dos contaminantes provenientes da produção agrícola, e as inovações da indústria de alimentos.

Durante o simpósio, a porção científico-acadêmica da programação ficará a cargo das palestras e da apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão. Foram aceitos 20 resumos e 41 artigos ligados ao tema segurança alimentar. Todos serão publicados no Caderno de Ciências Agrárias, da UFMG, e os melhores em cada área receberão diploma de honra ao mérito. O simpósio prevê, ainda, discussões e atividades com a presença da comunidade, com mesa-redonda sobre políticas públicas voltadas para o setor, workshops e minicursos.

Segundo a coordenadora do evento, professora Anna Christina de Almeida,  há algumas especificidades que justificam uma discussão regionalizada sobre o tema segurança alimentar. Entre elas a expressiva presença da agricultura familiar no Norte de Minas e as adversidades ambientais – como o clima - que interferem, particularmente, na produção de alimentos. Aspectos que exigem foco na sustentabilidade, a exemplo do que será abordado na palestra sobre produção de hortaliças não convencionais e sua possível contribuição para a segurança alimentar.

O evento é aberto para professores, estudantes, agricultores e para as pessoas que tenham interesse de conhecer um pouco mais sobre a importância da segurança alimentar. – O valor das inscrições é de R$30 ( professores), R$20 ( estudantes) e os agricultores o simpósio será gratuito. A inscrição de participantes passa a ser feita apenas na secretaria do mestrado do ICA (Av. Universitária, 1.000, Bairro Universitário, Montes Claros). O atendimento acontece de 8h às 12h e de 14h às 16h30. Mais informações (38) 2101-7748.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por