MONTREUX - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quarta-feira (22) que as partes que se enfrentam na Síria aproveitem a oportunidade de resolver seu conflito, ao abrir a conferência de paz sobre o país na Suíça.
"Depois de quase três anos dolorosos de conflito e sofrimento na Síria, hoje é um dia de esperança", declarou Ban. "Vocês têm uma enorme oportunidade e responsabilidade de prestar um serviço ao povo da Síria", completou.
O chefe da ONU convocou as duas partes, que se reúnem pela primeira vez desde o início do conflito, em março de 2011, a agir urgentemente para acabar com a crise, que acredita-se que já tenha deixado mais de 130.000 mortos e milhares de refugiados.
"Todas as pessoas estão olhando para vocês, reunidos aqui hoje, para que acabem com seu sofrimento" incalculável, declarou Ban, convidando também os representantes de 40 países e organizações internacionais reunidos na conferência a agir para ajudar a resolver a crise.
As potências internacionais devem "fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudá-los a alcançar esses objetivos", disse.
"Quantos mais irão morrer na Síria ... se essa oportunidade for perdida?", se perguntou Ban.
"Não há alternativa para acabar com a violência... Vamos provar a todos que o mundo é capaz de se unir", disse.