(Ana Júlia Goulart)
Até três horas de espera e uma fila enorme. Esse é o cenário no Departamento Nacional de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) no primeiro dia de vencimento do IPVA. Muita gente veio até a sede do órgão, na Avenida João Pinheiro, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital, em busca, principalmente, de informações sobre a possibilidade de parcelamento dos débitos no cartão de crédito.
A busca acima do esperado, incluindo motoristas que não têm o imposto vencendo hoje, gerou um congestionamento no sistema. Mesmo assim, mais de 70 pessoas já haviam sido atendidas nesta manhã de quarta-feira (10). O Detran-MG garantiu que até o fim do dia tudo estará normalizado.
A principal dúvida é com relação aos juros do parcelamento. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento oferecido por empresas licenciadas arcarão com o acréscimo em taxas compatíveis com o mercado. Como o valor depende da bandeira do cartão, dos débitos e também da quantidade de parcelas, só é possível saber o custo do parcelamento nos postos de atendimento.
Em Belo Horizonte, serão quinze locais (confira lista abaixo). E para facilitar o processo, os interessados podem acessar o site do Detran e imprimir as guias dos débitos.
O serviço foi instalado este mês e é pioneiro no Brasil. A opção de parcelamento de débitos no cartão de crédito, como multas e impostos, veio de uma determinação do Contran e foi regulamentada pelo órgão estadual. Minas Gerais é o primeiro Estado a colocar em prática o sistema.
Postos de atendimento em Belo Horizonte:
Confira os postos de atendimento em todo o Estado clicando aqui.