No monitoramento de preços realizado pela Proteste Associação de Consumidores Black Friday, foram encontrados produtos sendo ofertados com valor 20,6% mais caro do que comumente são.
Foi o caso do iPhone Apple 6S Plus (128 GB), que no dia 23 de setembro foi encontrado por R$ 3.314,17 na loja do Ponto Frio e, hoje, está sendo vendido por R$ 3.999. Uma diferença de R$ 479,09.Reprodução
Já o smartphone Samsung Galaxy J7 está sendo vendido na Black Friday por R$ 1.099, o mesmo valor encontrado em 28 de outubro.
Diferenças pequenas de preços também foram constatadas no monitoramento. No site da Fnac, a câmera Canon PowerShot SX520 HS foi vendida por R$ 979,00 no dia 12 de setembro e, hoje, está sendo ofertada a R$ 999. Uma diferença de R$ 20.Reprodução
Saiba seus direitos se for lesado na Black Friday
Teve problemas com as compras? O produto não chegou no prazo acertado ou é diferente do pago? Caso a compra tenha sido feita em loja virtual você tem até sete dias para cancelar, mesmo que o produto não apresente qualquer defeito. O prazo da desistência é contado a partir da data da entrega, e é importante formalizar por escrito o cancelamento da compra. Não é preciso justificar.
Inicialmente, o consumidor deve entrar em contato com a loja que vendeu o produto, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e tentar a solução direta do problema. Mas não deve deixar de procurar uma entidade de defesa do consumidor como a Proteste Associação de Consumidores, pelos números: 0800 282 2204 (para telefones fixos), (21) 3906-3900 (para telefones celulares) ou no site www.proteste.org.br/reclame, se for lesado com entrega diferente do pedido, por exemplo. Ou se o produto não for entregue no prazo prometido.
Toda informação transmitida ao consumidor por meio de publicidade, embalagens ou mesmo declarações dos vendedores deve ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. O consumidor tem o direito de exigir que os produtos sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados.
A lei garante que, no caso do produto apresentar defeito e o problema não for resolvido dentro de 30 dias, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso, a devolução integral da quantia paga devidamente atualizada ou o abatimento proporcional do preço.