Internações em alta

Situação de emergência na saúde pública de Betim pode durar até dois meses

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
01/03/2023 às 09:53.
Atualizado em 01/03/2023 às 10:14
 (Divulgação Prefeitura Municipal de Betim)

(Divulgação Prefeitura Municipal de Betim)

A Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), decretou situação de emergência na saúde pública. Um comunicado foi publicado em edição extraordinária do Órgão Oficial. A medida leva em conta, principalmente, o aumento expressivo no número de internações e da demanda de pacientes no Hospital Público Regional (HPR).

O decreto compara os atendimentos feito pelo hospital em 2018. Naquele ano, foram 5.249 consultas, enquanto em 2023 já são mais de 6,3 mil, sendo 1.227 de pacientes de outros municípios. Além disso, o número de cirurgias ortopédicas aumentou 75% no Hospital Regional, quando comparado ao mesmo período em 2018.

“Acredito que essa situação de emergência perdure por até 60 dias. Já foi elaborado um plano prévio, agora estamos verificando se o mesmo é factível para as próximas semanas. Nossa expectativa é apresentar, até o mês de abril, uma saída para tudo isso. O decreto é um enfrentamento a esse momento para possibilitar uma solução definitiva a ele”, disse Vittorio Medioli (sem partido), prefeito de Betim. 

A publicação esclarece medidas que serão tomadas pelo executivo municipal para amenizar a situação. São elas:

  • ampliação de leitos do hospital;
  • suspensão temporária de serviços, como atendimentos eletivos, para priorizar a realização das demandas emergenciais ou dos serviços hospitalares que já estão sobrecarregados;
  • transferência de pacientes cujos atendimentos não podem ser realizados pelo município para a rede estadual ou para outras cidades;
  • ampliação das agendas de cirurgias ortopédicas.
© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por