Evento gratuito celebra o amor em suas múltiplas expressões e encerra circuito que passou por várias regiões de BH
Final do Slam Avoa, Amor será neste sábado (9), com poesias, batalha de rimas e show do DJ Junky na pista de skate do Barreiro (Kesley Washingtom)
A pista de skate da Praça Cristo Reina, no Barreiro, em Belo Horizonte, será palco da grande final do Slam Avoa, Amor - Edição Poesia no Beat neste sábado (9), a partir das 18h. A competição gratuita de poesia falada, que tem o amor como tema central, encerra um circuito de eventos promovidos pela Coletivo Avoante nas regiões Norte, Centro-Sul e Barreiro de Belo Horizonte.
Os seis finalistas — Mel MC, Hadassa, JP, Bim Oyoko, Bruxa Poeta e Amazonita — disputam o prêmio de R$ 350 e uma vaga no Slam MG, campeonato estadual da modalidade. A programação do evento também contará com a discotecagem do DJ Junky e com a Batalha de Rimas FaráOeste, em parceria com a DTR, que oferece uma vaga no aniversário da coletivo NuTrilhar.
Segundo Joi Gonçalves, da Coletivo Avoante, mais do que uma competição, o Slam Avoa, Amor se estabelece como um espaço de acolhimento e reinvenção da palavra falada.
"Entendemos que as batalhas de rap, os slams e os saraus precisam caminhar juntos. Tudo isso é trabalho com a oralidade, com a potência da voz", afirma Joi.
Ela destaca ainda que o evento contribui para a mobilização cultural nas periferias e incentiva a escrita. "Escutamos muito que, depois de irem ao Avoa, as pessoas voltam a escrever ou começam a escrever", conta.
Realizado desde 2017, o Slam Avoa, Amor é uma variação dos slams tradicionais, focada exclusivamente em poesias autorais sobre o amor em todas as suas formas. O projeto é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, através do edital Descentra.
Serviço:
Final Slam Avoa, Amor - Edição Poesia no Beat
Data: 9 de agosto de 2025 (sábado), às 18hLocal: Pista de Skate do Barreiro - Praça Cristo Reina, Av. Afonso Vaz de Melo, em frente ao nº 1.001Atrações: DJ Junky e Batalha FaráOeste + DTREntrada gratuita e aberta ao públicoClassificação: LivreMais informações: @coletivoavoante
*Estagiária, sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais: