Smart apresenta nova geração da dupla ForTwo e ForFour

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
22/07/2014 às 06:51.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:28
 (Smart)

(Smart)

Nem parece, mas o Smart ForTwo já tem 20 anos de mercado. De lá para cá a Daimler-Benz, dona da marca, tem aplicado atualizações de estilo, novas opções de motor e conteúdo. Renovado, o carrinho ganhou linhas que o aproximam com os primos Mercedes-Benz, como faróis maiores e grade que segue o padrão visual da marca das três pontas. E junto do ForTwo, o ForFour também aparece renovado e seguindo os mesmos conceitos visuais da versão de quem deriva.

Estruturalmente, tanto o ForTwo, quanto ForFour praticamente mantêm o mesmo conceito, tanto que mantiveram as mesmas dimensões, apesar de utilizarem plataforma compartilhada com o novo Renault Twingo (que o leitor conheceu na edição passada) e não mais a base Mitsubishi.

São 2,69m de comprimento para a versão duas portas e 3,49m para a opção de quatro portas. Destaque para a distância entre-eixos do ForFour de 2,49 metros, impressionante para um carrinho desse porte. Para se ter uma noção, um Volkswagen Gol tem 3,89 metros de comprimento e 2,46 metros de entre-eixos. Ou seja, o ForFour oferece mais espaço do que o líder de vendas daqui.

E por falar em interior, tanto o ForTwo quanto o ForFour ganharam mais conveniências. Quem já dirigiu as versão anteriores do micro-carro sabe muito bem que seu painel praticamente não existe. Existia apenas quadro de instrumentos, rádio e controles de refrigeração. Agora, o painel é completo, com direito a console, porta-trecos e até porta-luvas. A dupla também ganhou equipamentos de segurança dos primos ricos, como sistema de alerta de colisão frontal, aviso de mudança de faixa involuntária, sem contar o sistema de som de 320 watts.

A motorização não apresenta novidades. A versão de entrada é equipada com a conhecida unidade três cilindros 1.0 de 71 cv e 9,3 mkfg de torque. Já a versão topo de linha agrega ao motor um turbocompressor que eleva a potência para 90 cv e o torque para 13,7 mkgf.

Os carrinhos serão apresentados oficialmente no Salão de Paris, em outubro, e devem chegar ao mercado europeu ainda neste ano. Para o Brasil, sua importação é certa, pelo menos para o ForTwo, uma vez que faz parte da gama de produtos da Mercedes-Benz, e vem para reforçar a imagem do grupo Daimler-Benz por aqui. Já a chegada do ForFour por aqui é praticamente nula, já que demandaria de um grande volume para ser viável.

Por outro lado, a Mercedes-Benz tem feito um trabalho global para rejuvenescer a marca e atrair consumidores jovens. Nesse caso, o ForFour seria perfeito.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por