(Smart)
Poucos automóveis são tão inusitados e originais quanto o Smart ForTwo, com sua proposta de carro citadino para dois ocupantes e conceito de engenharia inovador, em que todo o conjunto mecânico se posiciona na base do veículo, para liberar espaço na cabine e reduzir o centro de gravidade. Em Frankfurt, a marca apresenta a segunda geração da versão Cabrio (conversível). Cerca de 15 centímetros maior que o ForTwo de primeira geração, sendo que 6 cm a mais de entre-eixos e 15 cm de largura, a visa a bordo ficou um pouco mais confortável no ForTwo. A novidade fica por conta do mecanismo de recolhimento da capota de lona, que pode não ter limite de velocidade de operação (uma vez que o tecido se recolhe de maneira plana, sem o risco de ser danificada pelo vento, como pode ocorrer com demais conversíveis em que a capota se levanta). Outro fricote do ForTwo é que o recolhimento pode ser feito pelo controle remoto da chave. Para deixar o carrinho mais charmoso, quando o teto estiver arriado, é possível remover as barras longitudinais sobre as janelas. Sob o capô... melhor, sob o diminuto porta-malas, o Smart ForTwo mantém as opções de motores três cilindros 1.0 de 71 cv ou turbo 0.9 litro de 90 cv, além das transmissões manual, de cinco marchas, e automatizada de dupla embreagem. O início das vendas no Velho Mundo deve ser ainda neste ano. No Brasil, a importação é certa e sucederá o modelo atual que ainda é oferecido por aqui e é um dos conversíveis mais baratos do mercado, ficando atrás apenas do Fiat 500 C. O ForTwo permite acionamento da capota por controle remoto e abertura em qualquer velocidade