(Marcelo Prates/Arquivo Hoje em Dia)
O forte calor e o tempo seco que atingem Belo Horizonte devem ser amenizados nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de sexta-feira (16), uma instabilidade se desloca do Sul do Estado e chega à capital mineira provocando possibilidade de pancadas de chuvas, com trovoadas isoladas.
Até lá, o tempo seco ainda é motivo de atenção. Nesta terça-feira (13), a Defesa Civil de BH emitiu novo alerta de tempo seco, válido até às 18h de quinta-feira (15). Conforme o órgão, uma massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, no decorrer da tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique entre 50% e 60%.
Ao longo da semana, o tempo segue estável com pequenas variações e sem previsão de chuva. Nesta terça (13), as temperaturas variam entre 15°C e 31°C na capital. Já na quarta (14) e quinta (15), o calor ganha mais força e a cidade pode registrar máxima de 34°C.
Entretanto, conforme a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, o tempo seco deve dar uma trégua no decorrer da tarde de sexta-feira (16), quando uma onda frontal traz chuva à capital mineira. Com isso, BH terá redução na temperatura máxima, que ficará em 31°C.
"O dia amanhece claro e, no decorrer da tarde, haverá aumento de nuvens, provocando chuvas isoladas. É uma situação passageira, mas essa instabilidade já proporciona uma alívio no tempo seco e no calor", conta.
No sábado (17), o dia amanhece nublado ainda com chances de chuvas. A temperatura máxima não passa dos 25°C.
Recomendações da Defesa Civil para o tempo seco: